4 semelhanças entre Friends e How I Met Your Mother
| 18 Jan, 2020

Publicidade

Friends ou How I Met Your Mother? Eis a derradeira questão para os fãs de comédia. Qual a melhor? Não há uma resposta certa para este pequeno dilema no mundo das séries. Tanto uma como outra marcaram momentos da comédia diferentes na televisão. Existem pessoas que preferem Friends e outras HIMYM. Eu cá gosto das duas e não imagino o que seria a minha vida sem ter visto ambas.

Nova Iorque. É este o cenário de fundo para as duas séries. Um grupo de amigos nos seus 20 anos, com todos os seus problemas amorosos e de trabalho, que se apoiam uns nos outros e que se tornam numa pequena família. A ideia é a mesma. Friends passa-se sobretudo nos anos 90 e no início do novo século, enquanto que How I Met Your Mother é mais recente e conta-nos uma perspetiva mais tecnológica da vida. Mas não é este o tipo de ideia destas sitcoms? Sim, é. Porém, não é apenas aqui que se encontram semelhanças ou no caso de How I Met Your Mother inspirações em Friends. Ao longo das 9 temporadas de HIMYM, são vários os momentos em que parece que já vimos isso em algum lado.

1. O aparecimento dos ex-namorados nos casamentos

Cada vez que vejo o episódio do casamento de Ross e Emily, lembro-me da palavra que definiu o futuro dessa relação: Rachel. A ex-namorada e eterna paixão de Ross não era para ir ao casamento, mas acaba por aparecer na esperança de que Ross voltasse para ela. Acabaria por não dizer nada, mas Ross estragou tudo ao dizer que aceitava Rachel como esposa e não a Emily. Mais um casamento falhado e tudo por causa do aparecimento de uma ex.

Com algumas semelhanças, a relação de Ted e de Robin sempre marcou todas as relações que Ted teve e a sua com Stella não foi exceção. Stella não achou muita piada a que Ted convidasse Robin para o casamento, visto ser a sua ex e pergunta-lhe se se sentiria confortável também caso o seu ex, Tony, estivesse lá. Para satisfazer a sua noiva e não desiludir Robin, convida Tony. O resultado não podia ter sido pior. Stella percebe-se que cometeu um erro e deixa Ted pendurado no altar.

Se há uma lição que os dois episódios deixam é a de que nunca se deve convidar um ex para o casamento.

2. A estratégia do Homem Nu

Um dos momentos mais icónicos tanto em Friends como HIMYM.

Num dos melhores episódios de Friends (todos nós adoramos ver aqueles throwbacks), Joey acha que Monica, a sua nova vizinha, está disposta a dormir com ele, porque pensou que o convite para beber limonada era código para isso. Então, aproveita enquanto ela está distraída para se despir e tentar a estratégia. O resultado não foi o esperado.

Já em HIMYM, esta tática é apresentada por um dos homens com quem Robin teve um encontro. Ao ouvir a ideia, Barney não resiste em pôr a ideia em prática, mas acaba por falhar. O mesmo não aconteceu com Ted, que consegue o  objetivo.

3. O mistério do emprego

Please. Era esta a resposta de Barney quando lhe perguntavam qual era, na verdade, o seu emprego. Num dos últimos episódios da série, em que Barney responde honestamente a questões, acaba por explicar que Please é um acrónimo que, em português, basicamente quer dizer, que ele assina todos os papéis pela empresa e serve como o bode expiatório para os negócios obscuros. Calma, porque Barney estava a trabalhar como informador do FBI para desmascarar o seu chefe, que lhe tinha roubado a namorada há uns anos.

Em Friends, o mistério do trabalho de Chandler não é tão elevado, mas não deixa de ser engraçado. Ele nunca escondeu o seu trabalho e referia-o várias vezes ao grupo de amigos, mas na verdade eles nunca prestavam muita atenção. Graças a isso, numa aposta com Monica e Rachel, que continha uma pergunta sobre o seu emprego, Rachel acaba por responder sem saber e o apartamento passa para os rapazes. Rachel responde que ele era um “transponder”. Na verdade,  Chandler era supervisor de processamento de dados

4. O apartamento

Todos nós nos lembramos de um certo set das nossas séries preferidas. No caso destas duas séries, esse mesmo espaço é o apartamento. Tanto numa como noutra, o apartamento é um espaço mítico e onde vimos desenvolverem-se alguns dos nossos momentos preferidos.

Em Friends, o apartamento de Monica é o centro da ação ao longo das dez temporadas das mais diversificadas situações. Monica adora ser o centro das atenções e consegue muita da atenção, visto que é o seu apartamento que é escolhido pelo grupo de amigos para passarem o tempo. Aliás, em alguma altura das suas vidas, todos já viveram lá. A mais óbvia inquilina é Rachel, com quem Monica dividiu casa durante vários anos, mas não é a única. Phoebe morou lá antes de existir o grupo dos seis, enquanto Chandler e Joey viveram lá quando ganharam uma aposta (um dos melhores episódios, não acham?). E Ross? Bem, só chegamos a descobrir no último episódio que este mítico apartamento foi a sua casa durante um verão em que foi para Nova Iorque tentar uma carreira como bailarino.

Não tão icónico, mas também importante é o apartamento de How I Met Your Mother. É lá que vivem Ted, Marshall e, claro, Lily. Este espaço está associado, especialmente, ao período em que lá moraram os três. Porém, Robin também morou lá, quando perdeu o seu apartamento por ter ido para o Japão. Quem nunca morou lá foi Barney. Pelo menos, nunca foi revelado.

 

Há mais semelhanças, porém estas são aquelas que saltam mais à vista. Depois de leres esta crónica, recomendo que vejas de novo as duas séries e encontres mais parecenças. E se não encontrares? Não faz mal. Pelo menos tiveste a oportunidade de rever estas duas séries.

Diogo Alvo

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos