A dor dos series finale
| 26 Jul, 2014

Publicidade

Para mim, não há nada pior saber que a minha série favorita vai acabar. Já vi séries que foram canceladas após a primeira temporada (daí agora escolher a dedo as séries que vejo) mas isso passa-me depressa. Agora, séries que vimos desde o início e com a qual rimos, sofremos e choramos durante anos a fio é outra história.

Comecemos com as ‘melhores’. Tanto Gossip Girl e One Tree Hill eram séries que eu já sabia que o final estava perto. Para mim, ambas tiveram finais satisfatórios mas faltou qualquer coisa. No caso de Gossip Girl fiquei danada de Serena ter ficado com Dan. Em contraste, fiquei extasiada com o casamento de Blair e Chuck. Podia ter sido pior (o Chuck podia ter ido preso!!). Relativamente a OTH, ficou a fazer falta uma visitinha de Peyton e Lucas (e Sawyer). São duas séries da minha adolescência que eu guardarei para sempre no meu coração. Ainda me vem uma lagrimita ao olho quando vejo episódios das primeiras temporadas e pensou no quão novos eles e eu éramos. Que belos tempos!

Prison Break era daquelas séries que eu já sabia que ia acabar mal mas continuei a ver porque, bom, era impossível deixar. A morte de Michael Scofield continua a dar-me vontade de chorar. Também me dá vontade só ter quatro temporadas para rever quando me sinto melancólica…

O final de Lost vai para a lista de finais que eu nunca irei perceber. E olhem que eu já me fartei de ler entrevistas dos produtores acerca do assunto. Na minha cabeça, nunca fará sentido. Ficam as seis grandes temporadas para recordações. Das primeiras séries que vi e nunca mais encontrei uma que tivesse a qualidade de Lost.

Spartacus foi uma série que comecei a ver por acaso na FOX num domingo à noite. Mal sabia eu no que me estava a meter. Podia não ter os melhores efeitos especiais, mas eu queria lá saber disso. A história prendeu-me como poucas o fizeram e o final deixou-me devastada. Conhecia de salteado a história e tinha perfeita noção de como acabava mas isso não me impediu de chorar baba e ranho ao lado de duas amigas muito incrédulas com a minha reação. Adoro séries históricas mas Spartacus foi especial e sempre que posso revejo um episódio…

Veronica Mars é das minhas séries favoritas de sempre mas também tem o final mais estúpido de sempre. Parece um final de temporada normal e uma pessoa fica eternamente à espera da quarta temporada. Só vi a série o ano passado mas bolas se não é irritante. Esperar pelo filme foi como esperar por uma temporada nova. Como foi possível terminar uma série tão boa como esta (ao fim de três temporadas!) com um final daqueles. Abençoado filme. Isso sim foi um series finale decente e perfeito.

Friends e Sex and the City são duas séries de culto que comecei a ver já anos depois de terem terminado. Devido à sua popularidade já sabia de cor e salteado o seu desfecho. Se isso tornou mais fácil a despedida? Nem por sombras. No caso de Sex and the City, nunca gostei muito de Mr. Big, mas, como também não era fã de Carrie, não me chateou assim tanto que tivessem acabado juntos. Penso que os filmes vieram estragar um pouco a magia da série por isso para mim o final da série foi mesmo o 6×18.

Já com Friends, a história foi outra. Foram dez temporadas e 236 episódios. Vivi e chorei o último episódio como se estivesse na total ignorância do que ia acontecer. Chorei pelo final perfeito que teve e chorei por não haver mais episódios. Aliás, Friends teve o final perfeito e a série em si também foi perfeita. De longa, a melhor série de comédia que já vi. The Big Bang Theory aproxima-se mas mesmo assim creio que mais nenhuma chegará ao patamar em que coloquei Friends.

Guardei o pior para o final. A bem ou a mal, acabei por aceitar tanto o final de todas as séries que já vi. Lost foi o que me deixou mais insatisfeita mas no fundo até acho piada a esta incógnita. Todavia, se há final que nunca vou ultrapassar é o series final de How I Met Your Mother. Não quero abrir mais polémicas daquelas que já há mas infelizmente faço parte das pessoas que ficaram ultrajadas com aquele desfecho. Tudo bem que foi o mais recente mas duvido que algum dia consiga ver um episódio da mesma maneira sabendo como acabou. E certamente nunca mais verei nenhum da nona temporada. Para mim HIMYM tinha acabado na oitava temporada.

Das séries que acompanho atualmente receio os finais de uma mão cheia delas… Game of Thrones é aquele clássico (mas ao fim de tantos acontecimentos terríveis o que raio pode acontecer no final que supere tudo?), Once Upon a Time devia ter um final feliz porque, bom, são contos de fadas! Mas como os produtores são os mesmos de Lost uma pessoa nunca sabe… Orphan Black, Shameless e The Walking Dead! Até tenho medo…

E vocês, quais foram os series finale que mais vos marcaram (pela positiva e/ou negativa)?

Maria Sofia Santos 

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos