30 Monedas – Review da 2.ª temporada
| 20 Dez, 2023
7.4

Publicidade

30 Monedas é daquelas séries que não dá para descrever, principalmente esta 2.ª temporada, só vendo, pois pode inserir-se em várias categorias: terror? Sim…? Comédia? Bem, pode-se dizer que sim… Drama? A espaços, mas será mesmo drama? Ação? Lá ritmo tem… Ou seja, quer ser tudo e não é nada. O que não é necessariamente mau, mas será então bom? Bom, depende. Confusos? Também eu!

Esta 2.ª temporada de 30 Monedas é uma montanha-russa, mas que só tem loopings, nada de retas, nada de curvas, nem sequer aquela subida lenta, que te prepara para o que aí vem, te deixa ver a magnífica vista do topo antes de se vir aí abaixo, só voltas, atrás de voltas, começas em espiral e em espiral acabas. E eu que pensava que a primeira temporada já tinha sido louca. Não, não, eles puseram o pé no acelerador, e vieram por aí fora, nem interessa se há obstáculos, qual tanque da 2ª guerra mundial. É daquelas séries que os escritores na sala de argumentistas devem dizer as maiores barbaridades, e ao contrário das outras, esse é o objetivo, não deve haver ninguém a dizer: “não achas que isso é um pouquito de más?” antes pelo contrário, devem começar mesmo por dizer: “chutem, não há más ideias” e pela primeira vez na história não deve haver mesmo. Outra série que eu imaginava que deveria funcionar assim seria The Boys, mas junto desta aquilo é brincadeira de criança, o que leva a um decréscimo inevitável de qualidade, quando comparadas. Não me entendam mal, entretém, sem dúvida, mas são tantas histórias, tantas linhas, tantas direções, personagens, twists que já nem fazes o esforço de entender, não há linha condutora, sentas-te e deixas-te ir.

Vou tentar dar um panorama geral, nesta 2.ª temporada encontramos os personagens a lidar com os diferentes destinos que nos foram apresentados no final da 1.ª temporada, cada um com as suas lutas e demónios, com as suas cruzes e dores extraplanetárias, mas o mesmo tempo humanas. Aliás, luta é a palavra indicada para descrever esta temporada, nunca foi tão acérrima para tentarem obter as tais 30 poderosas moedas de Judas, vemos novas inimimizades a formaram-se, velhas alianças a ser postas à prova e inusitadas amizades, mesmo que por conveniência, a serem forjadas no fogo do inferno caótico. E ainda adicionam algumas personagens à mistura, como o grande Paul Giamatti, o sublime vilão da temporada, sem cinzentos, todo negro, e a camaleónica Najwa Nimri, que tem talvez aqui o seu pior papel (dos que tenho visto) pois não traz nada de novo, nem uma personagem que faça de algum modo diferença.

O ponto de destaque da série é sem dúvida o visual, não admira ter demorado três anos a sair uma nova temporada. Não é perfeito, é verdade, algum do CGI poderia estar melhor, mas a imagética está lá, e é on the point para o que é pretendido, transporta-nos mesmo para aquele universo de loucura bíblica (e não só…) que se propõem a mostrar.

No geral se és daqueles que gosta de perceber os pormenores todos, que faça tudo sentido e seja embrulhado num laço perfeito, não vejas esta 2.ª temporada de 30 Monedas, se pelo contrário, gostas de aventuras radicais, o que te importa é o caminho e não o destino, prepara-te para a viagem da tua vida, vai do céu ao inferno em cinco segundos e volta a subir noutros cinco, montado num OVNI…

Melhor Episódio:

Episódio 8 – Se haverá algum que se destaque no meio da insanidade será este, porque se até aqui achavam impossível ainda elevarem mais a fasquia, pensem outra vez, pois é de 30 Monedas que estamos a falar. Este episódio tem tudo, e mais alguma coisa, mas não vou enumerar, pois era uma sacrilégio correr o risco de dar spoilers e vocês perderem todas as reações que tive, preparem-se para um festim…

Personagem de destaque:

Christian Barbrow (Paul Giamatti) – Incrível como uma personagem unidimensional, misterioso na sua génese é verdade, mas com apenas um objetivo, pode ter tantas nuances. Noutra série diria, estranho, raro, fora do normal, aqui assenta como uma luva, termos um vilão à moda antiga, é mau porque é mau e não ambiciona ser mais que isso, os requintes de malvadez que apresenta rendem algumas das melhores cenas da temporada.

As duas temporadas completas de 30 Monedas estão disponíveis na HBO Max.

Temporada: 2
Nº Episódios: 8
7.4
7
Interpretação
6
Argumento
9
Realização
8
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos