You – Review da 4.ª temporada (parte 1)
| 09 Fev, 2023
6.05

Publicidade

Protagonizada por Penn Badgley, You está de volta para a sua 4.ª temporada. A Netflix decidiu pela primeira vez dividir uma temporada de You em duas partes: a primeira foi lançada hoje, dia 9 de fevereiro, e a segunda irá ser lançada precisamente um mês depois, a 9 de março.

You segue a história de Joe Goldberg (Penn Badgley) e as suas obsessões amorosas; pelo menos esta era a premissa principal das três primeiras temporadas. Quando somos deixados com um cliffhanger de Joe em Paris no final da 3.ª temporada, com a intenção de seguir Marianne (Tati Gabrielle), pensei que iríamos voltar à estaca zero e que a sequência seria novamente Joe a obcecar por uma pessoa, mas não é o que acontece exatamente, mas o que sucede também não é nada interessante.

Há uma clara mudança no formato nesta primeira parte da 4.ª temporada de You. Para começar, Joe não tem uma obsessão como nas outras temporadas. Agora chamado Jonathan Moore, para fugir do seu passado assassínio, Joe trabalha como professor da cadeira de Iconoclastas Americanos dos Contos numa universidade em Londres. Aconselho-vos a não pensarem muito logicamente em pormenores, como “Como é que ele conseguiu uma nova identidade e tornar-se professor universitário?”, apesar de que esta pergunta é respondida, mas continua a não ter lógica, pois ele consegue a identidade de Jonathan Moore apenas quando já está na Europa, o que nos leva a perguntar “Como é que ele saiu dos Estados Unidos?”. Isso pode ser muito facilmente respondido com “Arranjou um novo passaporte” e ponto final. São coisas que podem passar despercebidas a muitas pessoas, mas a mim faz comichão, pois parece que o guião não tem o mínimo cuidado de explicar algo que deveria ser básico. Há outros momentos com pouca lógica ao longos dos cinco episódios e aconselho a não pensares muito neles.

Somos apresentados a um novo grupo social de Joe, que ele não suporta, pois tratam-se de pessoas ricas, snobes e vazias, Adam Pratt (Lukas Gage), Kate (Charlotte Ritchie), Lady Phoebe (Tilly Keeper), Malcolm (Stephen Hagan), Roald Walker-Burton (Ben Wiggins) e Simon (Aidan Cheng), que, na minha opinião, são um ponto bastante negativo da temporada. You sempre teve coadjuvantes muito carismáticas, como Beck (Elizabeth Lail), Peach (Shay Mitchell) e especialmente Love (Victoria Pedretti) e entre a mente sombria de Joe, as outras conseguiam tornar as coisas mais engraçadas e serem personagens com que o público pudesse criar algum carinho, já que com o protagonista isso é bastante difícil.

Por não ter um elenco que possa elevar o nível da série, é de esperar que o guião consiga sustentar tudo. Não consegue. Como disse antes, o formato muda bastante. Há muitas coisas que se mantêm, é claro, mas mesmo assim não consigo evitar pensar que estou a assistir a uma série completamente diferente, que parece ter pouca conexão com as outras temporadas (por enquanto, afinal faltam cinco episódios). Pela primeira vez ao “maratonar” esta série, não senti vontade de ficar o dia todo no sofá a ver os episódios. Talvez o facto de terem dividido a temporada em duas partes tenha sido a principal causa da nota tão baixa. É de esperar que a segunda parte consiga ter uma melhor conclusão.

A primeira parte da 4.ª temporada de You já se encontra disponível, com cinco episódios, na Netflix.

Melhor Episódio:

Episódio 1 – Joe Vai de Férias – Olha, nenhum episódio desta primeira parte é memorável (enquanto posso nomear vários de outras temporadas), mas o primeiro é a introdução desta história toda, reintroduz Joe neste novo contexto de sua vida e traz algumas respostas importantes ao telespectador.

Personagem de Destaque:

Joe Goldberg/Jonathan Moore (Penn Badgley) – Sei que disse que é difícil ter algum carinho por Joe, e é! Mas Penn Badgley é um excelente ator e sinto que nas duas últimas temporadas ficou na sombra de Victoria Pedretti. Agora que ela está fora de cena, fica muito mais fácil para Joe brilhar. Sem querer tirar-lhe o mérito, mas não é muito difícil ao lado do elenco que está ao lado dele.

Temporada: 4
Nº Episódios: 5
6.05
7
Interpretação
5
Argumento
6
Realização
6.5
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos