Atlanta – Review da 4.ª Temporada
| 11 Jan, 2023
8.05

A comédia irreverente e sempre socialmente relevante, Atlanta, chega ao fim com a sua 4.ª temporada, agora disponível em streaming no Disney+. Produzida por Donald Glover e realizada por Hiro Murai, é uma série aclamada pelo público e reconhecida principalmente pela sua crítica social sobre o tratamento de pessoas negras nos Estados Unidos da América.

Depois de uma 3.ª temporada que dividiu opiniões pelo seu formato de antologia, esta 4.ª e última volta às raízes e foca-se novamente no trio, com alguns episódios focados também em Van. Apesar de pessoalmente ter gostado dos episódios isolados da temporada anterior, tive muitas saudades do grupo original e sinto que foi uma boa escolha deslocar novamente o holofote para eles neste fim de uma aventura.

Esta temporada aproveita o tom surrealista a que a série já nos habituou e usa essa liberdade criativa para a transportar para outro nível. A distinção entre a realidade e o sonho torna-se por vezes tão difícil de separar que levou certos fãs a questionar os argumentistas, numa tentativa de resolver o puzzle. No entanto, Donald Glover explica numa entrevista que o propósito da série não é esse, já que, mesmo se hipoteticamente vivermos todos numa simulação, essa é a nossa realidade. Sinto que isto resume Atlanta e, principalmente, esta última temporada: sonho ou não, o que interessa é o conteúdo e a mensagem que a série está a tentar transmitir, pois não é suposto ser um mistério para resolver. O surrealismo é usado como uma forma de transmitir uma emoção, de forma muito mais eficiente do que usando diálogo, por exemplo.

Outro tema que é muito presente em Atlanta é a Internet e o conteúdo viral das redes sociais, aludindo a uma realidade falsa, pois quando vemos o mundo a partir da Internet é como se estivéssemos, também nós, num sonho.

Atlanta é das séries mais inteligentes que já vi, no seu uso da comédia e surrealismo para falar de temas extremamente complexos e relevantes para a sociedade atual. Apesar de ter os seus altos e baixos, talvez também pelos quatro anos que teve entre temporadas, é uma série icónica e que vai deixar um grande buraco na televisão.

Melhor episódio:

Episódio 7 – Snipe Hunt – É difícil escolher um episódio favorito quando cada um deles tem um tom diferente e é uma espécie de mini filme no seu próprio universo, mas Snipe Hunt conseguiu destacar-se por trazer um bom balanço entre a comédia e o drama familiar. Ver a relação de Earn e Van com a filha foi muito comovente, já para não falar da conversa entre o casal, já há muito esperada. Atlanta é uma comédia, mas brilha realmente quando consegue incorporar momentos íntimos e mais profundos, realçando as suas personagens.

Personagem de destaque:

Darius (LaKeith Stanfield) – Mais uma vez, quando uma série só se foca em quatro personagens, é difícil escolher favoritos. Mas se já viste o último episódio vais perceber a razão porque escolhi o Darius. Um favorito do público, mas sempre um pouco à parte, Darius tem um merecido flashback/visão no último episódio que explica muito do que não sabíamos sobre o personagem. Aliás, o final é tão ambíguo que pode mudar a nossa perspetiva da série toda. Sendo assim, não podia deixar de o escolher como personagem de destaque.

Temporada: 4
Nº Episódios: 8
8.05
9
Interpretação
6.5
Argumento
8
Realização
10
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias

Recomendamos