This England – 01×01 – Episode 1
| 09 Out, 2023
5.85

Publicidade

Com estreia inédita em Portugal no TVCine Fest, This England apresenta uma narrativa dramática sobre os eventos ocorridos no Reino Unido durante o ano de 2020 e a forma como o governo de Boris Johnson geriu a pandemia do SARS-CoV-2 (mais conhecida simplesmente como COVID-19).

Apesar de a série se ir focar na pandemia (o que, por si só, é já um risco, uma vez que é um evento ainda muito presente na mente das pessoas), inicia-se com a ascensão de Boris e mostra-nos um pouco da campanha e desafios que o político britânico teve de enfrentar para chegar onde chegou. Obviamente, a série não apresenta nada de novo a quem sempre seguiu a politica britânica e ainda se lembra da questão do Brexit, pelo que é complicado atribuir spoilers a um episódio que se foca em algo que aconteceu na esfera pública.

Numa parte inicial da série, deparamo-nos rapidamente com a interpretação de Kenneth Branagh como Boris Johnson e a incrível caracterização que torna o ator num sósia de Boris, sendo possível confundir os dois. Por outro lado, em alguns momentos do episódio, Kenneth, apesar de dar o seu melhor para encarnar o ex-primeiro ministro, parece carregar demasiado no sotaque e por vezes esse detalhe pode distrair o espectador ou começar a cansar.

Se pensamos que a série se vai focar em Boris, podemos ficar um pouco desiludidos, uma vez que esta, na sua maneira dramática, tenta mostrar que Boris era uma espécie de fantoche que apenas fazia o que a sua equipa, liderada por Dominic Cummings (Simon Paisley Day), lhe dizia, dando assim um maior destaque a esta máquina política.

Como disse anteriormente, a série foca-se na pandemia e, como tal, perto de meio do episódio, começamos a ver os relatos do surgimento de uma nova doença em Wuhan, China, a forma como esta se começa a espalhar e consequente aviso aos governos. A parte curiosa desta série é a forma como mostra que Boris tinha pouca noção do que realmente se passava. Enquanto Dom e a equipa iam decidindo o que fazer, dando sempre prioridade ao Brexit (fulcral para o governo de Johnson uma vez que a sua campanha foi feita com base no lema “Let’s get Brexit done”), o primeiro-ministro ia se preocupando em passar férias com a esposa e tentar contactar os filhos para os informar de que iam ter um irmão.

Desta forma, vemos que This England se compromete verdadeiramente a retratar de forma dramática os eventos ocorridos em 2020 e parece tentar ilibar Johnson de qualquer erro cometido na gestão do país durante esse ano. A parte que me deixa reticente é o facto de retratar eventos ainda muito recentes. Devido à marca que a pandemia deixou nas pessoas, o argumento pode afastar muitos espectadores, uma vez que mostra imagens ou encenações de hospitais durante o início de tudo, o temido relatório diário que passa nas noticias e informava sobre o número de mortes e infetados do dia, ao mesmo tempo que mostra um Boris descontraído e sem parecer preocupar-se com o que estava a acontecer, enquanto Dominic decidia por ele o que se deveria fazer.

Concluindo, This England, numa parte inicial deste primeiro episódio, parece tentar desculpar Johnson, mas ao longo do episódio torna cada vez mais complicada essa defesa, uma vez que verificamos uma tentativa de Carrie (a esposa de Boris, interpretada por Ophelia Lovibond) de alertar Boris sobre Dominic. Em vez de a ouvir, Boris simplesmente opta por ignorá-la.

Apesar de não ter adorado, acho que quem se sentir capaz deverá desafiar-se a ver pelo menos este primeiro episódio, que estreou no TVCine Fest e que estará disponível no canal TVCine Edition no próximo dia 18.

5.85
6
Interpretação
5.5
Argumento
6
Realização
6
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos