American Born Chinese – 01×01 – What Guy Are You
| 30 Mai, 2023
6.95

Publicidade

A nova série do Disney+, American Born Chinese, é uma adaptação da novela gráfica, de Gene Luen Yang, publicada em 2006. Protagonizada por Ben Wang e Jimmy Liu, a série conta com um reencontro muito emocionante do elenco do filme do ano, Everything Everywhere All at Once, com a participação de Michelle Yeoh, Ke Huy Quan, Stephanie Hsu e James Hong.

O primeiro episódio de American Born Chinese segue o adolescente Jin, que apesar de ter nascido e crescido nos EUA, tem dificuldade em conciliar os vários aspetos da sua identidade chino-americana e sente que nunca pertence verdadeiramente a nenhum grupo. No entanto, a sua vida muda quando conhece Wei-Chen, um estudante recém-chegado de Taiwan que o envolve numa série de conflitos sobrenaturais, onde vai ter de desafiar deuses e criaturas da mitologia chinesa.

American Born Chinese é uma mistura interessante entre uma série adolescente típica e uma série de fantasia com criaturas mitológicas, bastões mágicos e artes marciais. Inicialmente é estranho saltar entre as cenas que se passam na escola secundária e cenas com deuses num cenário medieval, mas rapidamente me habituei a esta dinâmica. Apesar de ainda estar um pouco confusa com a mitologia, a série é bastante leve e muito focada nas personagens, fazendo com que a minha imersão na história tenha sido fácil.

Jin e Wei-Chen, esta dupla improvável que conecta os dois mundos, foram o ponto alto deste primeiro episódio. Houve lugar para vários momentos cómicos, pois Jin tenta ao máximo integrar-se com os outros alunos (maioritariamente brancos), mas Wei-Chen arrasta-o constantemente de volta para a cultura e para os estereótipos asiáticos. A série explora bastante esta desconexão de Jin com as suas origens, mas também mostra as microagressões com que o personagem tem de lidar na sua vida diária por ser filho de emigrantes chineses. Por exemplo, o treinador que o conhece bem chama-o Jim e toda a gente vê um sitcom que inclui uma personagem asiática estereotipada e pensam que está tudo bem porque é suposto ser irónico.

No lado da fantasia, os efeitos especiais e as máscaras que as personagens usam ficam bastante aquém do que esperaríamos para uma série do Disney+. Estranhamente, acho que até funciona para este tipo de série que não é suposto levarmos muito a sério. Há um choque inicial quando vemos o baixo nível de qualidade, lembrando uma produção do Disney Channel, mas este é facilmente ultrapassado, pois até conjuga bem com a comédia campy que American Born Chinese nos apresenta. Para compensar, temos um conjunto de cenas com artes marciais muito satisfatórias, tal como não podiam faltar com Michelle Yeoh no elenco.

Já tive oportunidade de ver mais alguns episódios e foram todos muito cativantes até agora. Estou a gostar mais do que esperava!

6.95
7
Interpretação
6.5
Argumento
7
Realização
8
Banda Sonora

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos