Motel Valkirias – 01×01 – Episódio 1
| 28 Fev, 2023
7.15

Publicidade

Motel Valkirias é a mais recente coprodução luso-galega entre a RTP, a TVGalicia, a SPi, a CTV e a HBO Max. A série, criada por Ghaleb Jaber Martínez, contará com oito episódios que serão emitidos na RTP1 todas as segundas-feiras, às 22h30.

Motel Valkirias é um thriller que conta a história de três mulheres com grandes problemas económicos e pessoais que se cruzam de forma fortuita num motel transfronteiriço entre a Galiza e Portugal. Lucía (María Mera), uma mãe que foge do seu ex-marido, Eva (Maria João Bastos), uma atriz em declínio, e Carolina (Marina Mota), a dona do motel que está em bancarrota, são as personagens principais que vão unir-se com um objetivo comum: encontrar uma misteriosa mercadoria que pertence a um cliente do motel e que pode ser a solução para todos os seus problemas. O que elas não sabem é que correm perigo de vida, já que a mercadoria pertence a uma perigosa máfia dedicada ao branqueamento de dinheiro que não hesitará em recuperar o que é seu, custe o que custar.

A abertura do primeiro episódio de Motel Valkirias está, em parte, gravada como um anúncio turístico, mostrando as paisagens onde esta história terá lugar. Tudo neste início afasta-se tanto do tom que eu esperava de um thriller que confesso que fiquei na dúvida se o episódio tinha mesmo começado. Só quando a narradora nos apresenta uma das personagens temos a confirmação de que o episódio realmente começou. O estilo de anúncio de turismo, de facto, dá lugar a uma montagem de planos mais adequada a uma série de ficção, mas o tom continua a não estar nem remotamente perto do de um thriller, numa sequência narrada que é dolorosamente expositiva.

Nestes primeiros momentos, a série revela-nos tudo acerca de Elixio, dos filmes que gosta às coisas horríveis que é capaz de fazer enquanto capanga, mencionando, ainda, o facto de ter ignorado ordens superiores, para fazer as coisas à sua maneira. Depois, ainda ficamos a saber muito sobre alguns dos seus clientes – sabemos que Marcelo Mendonça é um barão da droga com uma relação conturbada com o seu tio, que, auxiliado por um velho inimigo, Ferran, “lava” o dinheiro da droga através do concessionário de automóveis clássicos da família Mendonça. Quando o espectador assimila toda esta informação, o episódio mal chegou ao segundo minuto. É difícil manter o suspense que se espera de um thriller se a série nos dá a informação quase toda nos primeiros dois minutos de um episódio com quase uma hora.

Elixio, descobrimos mais tarde, acaba por ser o cliente do motel que transporta a misteriosa mercadoria, mas a atmosfera enigmática que a série tenta criar à volta desta personagem enquanto ela se desloca pelo motel torna-se um bocado ridícula. Afinal de contas, nada que Elixio faça espantará o espectador, que já sabe bem quem ele é e do que é capaz. Há que entregar a informação aos poucos e confiar na inteligência do espectador para tirar as suas próprias conclusões dos detalhes.

Surpreendentemente, a série consegue recuperar desta abertura e entregar uma boa hora de televisão. O tom da série é estabelecido assim que a abertura acaba e mantém-se consistente ao longo do episódio. Mesmo os momentos mais cómicos – que atingem o seu auge num momento quando acompanhamos Eva nas gravações da sua telenovela e num subsequente almoço com o seu agente – não destoam e até entregam alguns comentários perspicazes. O desempenho das três atrizes principais é excelente e é especialmente por elas, mas também pelo cliffhanger em que o primeiro episódio acaba, que quero continuar a ver Motel Valkirias.

Numa entrevista ao Séries da TV, Maria João Bastos afirmou que o que a chamou a atenção em Motel Valkirias foi “o facto de ser uma história de três mulheres que se encontram num problema inesperado […] e que conseguem atravessá-lo porque estão juntas”. Sem dúvida, poder acompanhar a evolução da relação entre estas três mulheres e descobrir como elas se unirão, ou não, para ultrapassar os seus problemas é o que mais me impele a continuar a ver Motel Valkirias. Numa série que nos oferece crimes, violência, barões de droga e lavagem de dinheiro, nós queremos mesmo ficar pela sororidade.

Podes ver (ou rever) o primeiro episódio de Motel Valkirias na RTP Play e continuar a acompanhar a série na RTP1, que emitirá um novo episódio todas as segundas-feiras, às 22h30. Na HBO Max, o primeiro episódio da série ficará disponível já no dia 1 de março, tanto em Portugal como em Espanha.

Imagem cedida pela RTP
7.15
8.5
Interpretação
6
Argumento
7
Realização
7
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

monsieur spade

Recomendamos