A Vida Mentirosa dos Adultos – 01×01 – Beleza
| 05 Jan, 2023
6.3

A Vida Mentirosa dos Adultos é a mais recente aposta italiana da Netflix, baseada no romance homónimo da autora italiana Elena Ferrante. O primeiro episódio, Beleza, brinda-nos com a elegância da cidade de Nápoles nos anos 90 e a sua dualidade: de um lado temos o requinte e o luxo e, do outro, a vulgaridade e a vida mais corriqueira.

Esta é a história de uma rapariga, Giovanna (Giordana Marengo), que procura por ela mesma num mundo em que não se revê. Nasceu no seio de uma família com posses monetária, e percebemos que a sua relação não é a melhor. Filha de pais autoritários, Giovanna procura um refúgio que lhe permita saber mais sobre si própria e sobre as suas raízes. 

A jovem depara-se com uma conversa entre os pais em que ouve, brevemente, falar sobre a irmã do pai, Vittoria (Valeria Golino), com quem há vários anos tinham deixado de falar. Giovanna entra numa espécie de espiral interminável de inseguranças e medos. Quem será Vittoria? Será que são parecidas? Será Vittoria a pessoa indicada para a levar a conhecer o mundo?

Num impulso, Giovanna decide que quer conhecer a tia e, depois de confrontar os pais, estes dão-lhe autorização para o fazer. No entanto, existe sempre uma ameaça ou aviso iminente. A relação entre Giovanna e os pais não é, certamente, a mais equilibrada, mas ainda não consigo bem perceber porquê, nem como. Acredito que os próximos episódios irão aprofundar bastante esta questão.

A Vida Mentirosa dos Adultos é, certamente, fiel ao seu nome: todos parecem, de uma forma ou de outra, estar a mentir. Ou, pelo menos, a omitir partes cruciais da verdade. Giovanna parece ciente disto e, a primeira coisa que diz ao pai quando entra no carro, depois de este a ter levado a casa da tia, é que nunca mais o quer ver na vida. Isto, mais à frente, percebemos que é apenas mais uma mentira. Talvez a primeira de Giovanna, que aparenta estar a seguir os passos da família. A verdade é que é notório que a partir do momento em que Vittoria lhe abriu a porta, a jovem viu um poço de possibilidades: de se descobrir, de descobrir o mundo, de conhecer a própria família. Tudo parece um segredo e é essa a parte mais interessante desta narrativa.

Beleza é apenas o primeiro de seis episódios, mas capta-nos logo a atenção. Durante 50 minutos olhamos para o ecrã à procura e à espera de respostas que parecem nunca mais chegar. Se juntarmos a esta magnífica história a língua italiana, as paisagens e a moda percebemos que esta série tem potencial para nos agarrar do início ao fim.

A Vida Mentirosa dos Adultos - 01x01 - Beleza
6.3
6
Interpretação
7
Argumento
6
Realização
6
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias

Recomendamos