The Bear – 01×01/01×02 – System/Hands
| 07 Out, 2022
9.7

Publicidade

The Bear tem provado ser a série do momento, quer pela prestação do talentoso Jeremy Allen White (que assume pela primeira vez o papel principal numa série), quer pela sua temática frenética e intensa: a transformação de uma cozinha disfuncional numa cozinha de autor.

A série conta com oito episódios, todos eles a rondar os 30 minutos, exceto o último, que é ligeiramente mais longo. E que 30 minutos de puro stress e adrenalina! As rápidas mudanças de cena e as falas sobrepostas convidam-nos a sentir a exaustão e o cansaço de Carmen Berzatto (Allen White) – ou simplesmente Carmy -, chef do The Original Beef, que herdou do falecido irmão, Michael (Jon Bernthal).

Em apenas dois episódios conseguimos conhecer bastante bem os personagens de The Bear: Richie (Ebon Moss-Bachrach) é primo de Carmy e o seu feitio pouco suportável não ajuda em nada na gestão de conflitos daquele disfuncional restaurante; Sydney (Ayo Edebiri), a sous chef recém-contratada por Carmy, é a única que conhece o trabalho e reputação dele, que anos antes geriu a cozinha de um conceituado restaurante; e Marcus (Lionel Boyce), que executa os trabalhos relacionados com a padaria dentro do restaurante e está pronto a captar todos os conhecimentos de Carmy.

Para completar todo este rebuliço, estes dois episódios conseguem brilhantemente apresentar-nos Carmy para além do contexto de trabalho: uma mente confusa a lidar com um trauma, consequente do anterior emprego.

Os cenários não poderiam ser mais realistas: a sobreposição notória entre o antigo restaurante onde Carmy trabalhou e o The Original Beef faz com que consigamos claramente distinguir um restaurante dos subúrbios de Chicago e um estrelado restaurante em Nova Iorque. As cores amareladas e as texturas metalizadas das cenas gravadas no The Original Beef passam para o espectador a sensação pretendida: o stresse, a confusão e a ineficiência.

Espero que nos restantes episódios fiquemos a saber um pouco mais sobre a história de Carmy, bem como a sua relação com o falecido irmão. Também suspeito que Richie tenha uma história surpreendente, quer por defender com unhas e dentes o modelo de negócio de Michael, quer por um pequeno momento em que vemos Richie mais sentimental e comovido.

Em Portugal, a série está disponível na sua totalidade no Disney+.

NOTA: The Bear é a escolha da colaboradora do Séries da TV, Tânia Pereira, para sugestão do mês de janeiro de 2024!

The Bear - 01×01/01×02 - System/Hands
9.7
9
Interpretação
10
Argumento
10
Realização
10
Banda Sonora

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

9-1-1 fox life

Recomendamos