Conversations With Friends – 01×01 – Episode 1
| 15 Mai, 2022
8.3

Hoje, a 15 de maio de 2022, o primeiro episódio da nova série Conversations With Friends estreou na HBO Max em Portugal. Esta série é baseada num livro homónimo de Sally Rooney, autora de Normal People, também adaptada ao pequeno ecrã em 2020.

A premissa é muito simples: uma rapariga de 21 anos e a sua melhor amiga, ambas estudantes da universidade de Dublin, conhecem um casal na casa dos 40. Frances (Alison Oliver) e Bobbi (Sasha Lane) atuam em recitais de poesia à noite e numa destas ocasiões conhecem Melissa (Jemima Kirke), que depois as apresenta ao marido e ator Nick (Joe Alwyn). Melissa é uma jornalista que tem interesse em escrever sobre os seus recitais de poesia.

O episódio piloto de Conversations With Friends apresenta-nos de forma eficaz as personagens, bem como a trama. A protagonista Frances é introvertida, introspetiva, bastante perspicaz e estudiosa, mas nem por isso deixa de ser divertida, com um sentido de humor peculiar. Assume-se como comunista e vê o mundo de uma forma muito própria. É ela quem escreve os poemas que declama em conjunto com Bobbi, mas nunca os quis ver publicados… “I like the impermanence of this and, like, the performance thing. I… feel a bit sick when I think about it lasting forever.”. Bobbi é a confiante melhor amiga e ex-amante de Frances. É extrovertida, muito sociável e simpática. Melissa é uma mulher mais velha que vê algo de especial e interessante nas duas. Esta simpática e bondosa personagem leva então a cabo ações que os aproximam aos quatro. É casada com Nick, um introvertido e inteligente ator.

Todas estas personagens são alternativas e intimamente ligadas ao mundo da arte, o que lhes confere uma forma diferente de olhar o mundo que me fascina. Começam a formar-se amizades um pouco improváveis, mas nem por isso impossíveis. Assistimos, neste episódio piloto, à forma como as várias relações entre eles se iniciaram. Primeiras impressões e reações, pequenas mudanças nas vidas de cada um, o que estas relações trouxeram de novo às suas vidas, tanto de positivo como de negativo. O retrato do uso artístico das palavras ao longo do episódio, enquanto tentamos perceber a personalidade e tipos de relações das personagens, é especialmente apelativo para mim como amante de arte.

No que diz respeito à banda sonora, predomina a música alternativa calma e efeitos sonoros de igual modo tranquilos. A componente auditiva da série encaixa muito bem nas cenas e acentua uma vibe diferente da imagem, onde predominam as cores neutras e frias. Faz lembrar Normal People pelas cores utilizadas e pelos ângulos de filmagem em cenas aparentemente tranquilas, mas com profundidade emocional.

Quando li o livro não imaginei propriamente caras para as personagens, mas a verdade é que os atores e respetivas caracterizações assentam na perfeição com aquilo que nos é descrito no livro. De igual forma, este início da trama também está bastante fiel à obra escrita.

Adorei este primeiro episódio e mal posso esperar para ver os restantes. Promete ser uma fiel representação das relações humanas, fugindo e desafiando os padrões que a sociedade continua a impor no mundo atual. As personagens e as suas conversas profundas prometem prender o espectador ao longo de toda a série.

Conversations With Friends - 01x01 - Episode 1
8.3
8.5
Interpretação
8
Argumento
8.5
Realização
8
Banda Sonora

Publicidade

Populares

heartstopper

westworld poster

Recomendamos