Super Pumped: The Battle for Uber – 01×01 – Grow or Die
| 28 Mar, 2022

Publicidade

Super Pumped: The Battle for Uber, uma das novidades do Showtime, estreou no passado dia 28 de fevereiro e conta-nos, como já deves ter presumido, a história de Travis Kalanick, o fundador da Uber, e do seu caminho para tornar a app de partilha de viagens num sucesso nos quatro cantos do mundo.

O criador desta nova série é o mesmo por detrás de Billions, The Girlfriend Experience, entre outros, mas será que Super Pumped estará ao nível destas? Será que veremos semelhanças? Ainda é muito cedo para tirar conclusões, mas pelo menos para já vemos alguns toques de semelhança, ao mesmo tempo que todo este ambiente nos faz lembrar de The Social Network ou até mesmo The Wolf of Wall Street.

Apesar de não acontecer nada de extraordinário no episódio piloto de Super Pumped, há algo nele que nos consegue manter minimamente interessados do início ao fim, ao mesmo tempo que mantém um bom ritmo. Começa com um entrada engraçada e relativamente fora do comum e, sendo fiel ao início, este ritmo e o estilo permanecem os mesmos até o final desta primeira hora, sendo estes acontecimentos acompanhados por uma banda sonora pop repleta de clássicos da época.

Joseph Gordon-Levitt, que encarna a estrela da série, está muito diferente de como o que costumamos ver nos ecrãs e ainda bem, pois até agora teve uma performance digna de se ver. Desta vez está longe de ser o ‘bonzinho’ a que já nos habitou; aqui vemos um homem carismático extremamente determinado que não tem medo de “calcar” quem for preciso e distorcer as coisas de acordo com a sua conveniência (o que, aliás, combina com a sua empresa de tecnologia) para atingir os seus objetivos.

No entanto, ele ainda não chegou ao ponto certo; tem que se tornar um “assassino” e Grow Or Die é sobre este seu crescimento tanto quanto sobre como transformar uma empresa local chamada UberCab no aplicativo de partilha de boleias mais conhecido do mundo. Para contar esta história, flashbacks são uma constante e penso que se deverão manter ao longo dos 7 episódios, dando-nos assim a conhecer um pouco mais da vida de Travis e do que o levou a tornar-se quem é hoje.

Este episódio deixou-me como bastantes questões, como por exemplo Travis ser a única ‘psicologia’ que a série parece determinada em mostrar e aprofundar; quase todas as outras personagens parecem ser apenas um acessório, obstáculo ou testemunha da sua “brilhante” história. Será que isto se manterá? Como será que a série vai retratar Kalanick? Como um idiota, um herói ou algo intermédio? Penso que será algo intermédio com tendência a inclinar para o herói, mas veremos realmente o que acontece.

Não se pode dizer que Super Pumped: The Battle for Uber é uma série deveras inovadora, mas certamente tem os seus momentos, diverte e dá-nos a conhecer um pouco mais sobre a gigante dos transportes. Portanto, resta-nos sentar e aproveitar a viagem e esperar que cheguemos ao destino com vontade de deixar gorjeta.

Filipe Tavares

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos