The Tourist – 01×01 – Episode 1
| 19 Jan, 2022

[Contém spoilers]

O primeiro dia do ano trouxe-nos o episódio piloto de The Tourist, uma minissérie sobre um homem que se encontra numa estrada do interior australiano quando começa a ser perseguido por um camião-cisterna ao qual não consegue fugir e que acaba por se acidentar contra ele. Quando acorda, este homem encontra-se no hospital, sem qualquer memória acerca do que aconteceu ou quem é.

Sou fã do conceito das minisséries, que nunca se alongam para além do necessário, e de thrillers, por isso fiquei bastante interessada nesta série desde que foi anunciada e o primeiro episódio revelou-se uma agradável surpresa. Logo nos primeiros minutos, temos direito a umas quantas cenas bastante boas. Com destaque para a paragem deste homem – a quem não posso chamar outra coisa, pois não sabemos o seu nome – para abastecer numa espelunca; o seu retomar da viagem, tendo direito a ouvi-lo a acompanhar uma música pela rádio, num momento divertido que me faz sentir uma vibe boa em relação à série; mas sobretudo com destaque para a cena de perseguição, que é bastante empolgante e faz aumentar muito o ritmo da série. Gostei que a reação do personagem tenha sido fugir e ficar com receio em vez de se armar em herói, visto que é o que a maioria de nós faria.

A partir do momento em que o personagem acaba no hospital, estamos quase tão à nora quanto ele, mas ao menos temos as memórias do que aconteceu antes, embora não saibamos nada sobre o seu passado. Sentindo-se impotente, este homem acaba por sair do hospital contra indicação médica para seguir a única pista que tem, mas não sem que antes o seu caminho se cruze com uma polícia tão entusiástica quanto inexperiente, que quer assumir o papel de sua amiga no mundo.

Ao seguir a única pista que tem, quase acaba morto e isto não pode ser coincidência. Estou certa de que há alguém a tentar matá-lo, mas tudo continua envolto em mistério, o que parece acrescentar um interesse extra à série, à medida que o personagem se vai movimentando e conseguindo informações, embora ainda escassas. Já há ali duas ligações claras ao seu passado, mas continuamos às escuras e não há forma ainda de descobrir o que fazer com o que sabemos.

Jamie Dornan é, sem qualquer espécie de dúvida, a grande estrela da série. A sua interpretação é muito convincente e foi fácil para mim começar a preocupar-me com o que lhe acontece. O elenco é pequeno, mas os elementos secundários, em especial o casal mais velho com quem o nosso homem com amnésia ficou hospedado, têm potencial para trazer muito à série. A senhora parece uma excelente sidekick e o marido pode ser um velhote um bocado casmurro, mas também gostei dele.

Estou mais do que interessada em descobrir o que se segue. Quem é este homem? Porque é que foi perseguido pelo camião-cisterna? Há várias pessoas a tentar matá-lo ou a bomba do diner foi colocada por quem tentou matá-lo na estrada? A empregada do diner está metida ao barulho ou o seu envolvimento é muito diferente? Há muitas perguntas por responder! O episódio teve cerca de 55 min e continuo a preferir coisas menos longas, mas estive sempre colada ao ecrã, por isso acredito que te acontecerá o mesmo se decidires dar uma oportunidade a The Tourist.

Diana Sampaio

Publicidade

Populares

minx sugestão

1ª temporada Quién Mató Sara

Recomendamos