Archive 81 – 01×01 – Mystery Signals
| 22 Jan, 2022

[Não contém spoilers]

Mystery Signals, o primeiro episódio de Archive 81, que estreou na Netflix no dia 14 de janeiro, começa com um homem chamado Dan (Mamoudou Athie) a chegar ao trabalho, trabalho esse que inclui a restauração de bobinas de filmes antigos para um museu. Para além disto, é também um cinéfilo e tem muito conhecimento sobre filmes e fotos antigas a preto e branco.

Este thriller sobrenatural começou com um ritmo lento e algo cliché, mas foi ganhando qualidade, tornando-se mais interessante para o final do episódio. Digo cliché porque tinha de haver uma casa no meio do nada afastada de tudo e de todos, o personagem tinha de ir sozinho e é claro que não se sabe nada de nada sobre o contorno da situação, entre muitas outras coisas que vais encontrar ao longo do episódio e que provavelmente irá afastar muitas pessoas de continuar a série.

O fim – caso lá chegues -, como não podia deixar de ser, e tal como a Netflix já nos habituou, deixa-nos com vontade de avançar logo para o próximo episódio. Portanto, se chegares até aqui, estás condenado a ver pelo menos mais um!

Como Archive 81 é baseada num popular podcast que envolve duas linhas do tempo e alguns acontecimentos sobrenaturais, claro está que na série tudo andará à volta de cassetes queimadas e perdidas no tempo que foram gravadas pela desaparecida Melody Pendras (Dina Shihabi) e que estão em vias de ser restauradas. Mas será que a adaptação de podcast para série funcionará? Será que se escondem aqui segredos horríveis? Será que há mais nesta história do que contam as fitas? Existem mais ligações entre as personagens do que as que vemos à primeira vista? A ver vamos se os oito episódios respondem a todas as nossas perguntas.

Como podes ver, a história tem uma premissa interessante, mas não sei o caminho que se seguirá será o melhor possível. Para já houve uma mistura de “o que é que foi isto?” com “se pelo menos me assustasse…”. Até agora, pelo menos, os atores e os ambientes criados (tem atenção a coisas a acontecer em background) estiveram a um bom nível, ajudando-nos a entrar um pouco mais neste universo.

Se vale a pena ver? Não sei ao certo, talvez não, porque parece ser só mais um thriller com algumas esquisitices à mistura, mas talvez sim, porque faz-nos ficar colados ao ecrã, principalmente com a chegada do fim dos episódios.

Filipe Tavares

Publicidade

Populares

minx sugestão

1ª temporada Quién Mató Sara

Recomendamos