Segunda Chamada – 01×01 – Episódio 1
| 02 Nov, 2021

Publicidade

[Contém spoilers]

Segunda Chamada estreou em 2019 na TV Globo e passou para o serviço Globoplay na 2.ª temporada. A trama da série é passada na Escola Carolina Maria de Jesus, que proporciona a pessoas adultas uma oportunidade de retomarem a sua educação através do ensino noturno.

Adoro histórias passadas em contexto de sala de aulas e os franceses têm-se revelado especialmente bons a fazer filmes que colocam a educação e as segundas oportunidades no centro da narrativa, mas Segunda Chamada é uma série que não fica nada atrás do melhor que já vi dentro desse género. O leque de personagens é bastante variado, entre professores e alunos, mas todos eles se revelaram interessantes e muitos deles já mostraram um grande potencial para ótimas histórias. Tocou-me especialmente o quanto duas das professoras se preocupam genuinamente com os seus alunos, tanto a nível de educação como pessoal, e as histórias de uma jovem trans a sofrer de discriminação e a de uma mãe solteira desesperada para dar de comer à filha.

O que posso dizer acerca do primeiro episódio desta série é basicamente aquilo que considero ser o maior elogio para qualquer obra de ficção: Segunda Chamada tem ‘alma’ para dar e vender. Tem um elenco muito convincente que só precisou de 40 minutos para me conquistar, um argumento sólido que toca em questões importantes, uma realização mais do que competente e uma banda sonora perfeitamente aceitável, embora não seja marcante. Muito importante também, fez-me querer ver mais. Fez-me querer ver tudo, para ser sincera.

A julgar por este episódio, estou convicta de que a série terá um carácter muito genuíno, privilegiando as pessoas, as suas lutas e as suas relações, mas também as suas pequenas vitórias num cenário complicado, mas que parece também um veículo de segundas oportunidades e esperança. Todos eles são adultos e parecem carregar uma ‘bagagem’ pesada e procuram agora a possibilidade que não tiveram em miúdos: concluir os estudos. Talvez vários deles sejam os primeiros das suas famílias a consegui-los, o que só por si é um orgulho. Talvez outros queiram simplesmente saber que são capazes. Talvez outros ainda procurem preparar um futuro melhor. A verdade é que aquela escola pública a precisar de muitos cuidados e muitas obras pode ser precisamente o lugar onde poderão conquistar todas essas coisas.

Vale muito a pena ver!

Diana Sampaio

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos