Desalma – 01×01 – Roman
| 02 Nov, 2021

Publicidade

[Contém spoilers]

Está disponível no Globoplay um original de terror chamado Desalma que aborda o tema de assombrações e acontecimentos estranhos que ocorrem numa pequena vila chamada Brígida. Trinta anos antes, uma jovem morreu durante as festividades da vila e, desde então, deixou de se festejar a data. No entanto, como já se passou tanto tempo e tudo parece estar normal, os moradores decidem que está na altura de festejar outra vez. O problema é que esta festa tem ligações a um ritual pagão e coisas estranhas começam a acontecer.

O primeiro episódio não entrega muito do que está a acontecer. Temos uma apresentação leve dos personagens e sobre o porquê de estarem todos de regresso à vila. Dá para perceber que todos eles estão envolvidos no que aconteceu 30 anos antes, mas a única coisa que nos é dada a saber é que uma jovem cheia de vida morreu e que o culpado da morte poderá não ter cometido o crime. No fundo, este primeiro episódio justifica o retorno dos personagens ao local do crime, precisamente no ano em que decidiram retomar as festividades. A vila tem ainda uma personagem muito curiosa, uma bruxa velha que vive no meio das árvores, e que parece ser um ponto-chave na trama.

A nível de história, Desalma não traz nada de novo, mas também não é nada que me deixe de pé atrás. Gostei do clima que criaram e do mistério que advém das festividades. Não gostei tanto dos personagens porque não consegui criar qualquer ligação a nenhum. Acredito que nos próximos episódios seja mais fácil, mas, ainda assim, sinto um vazio em relação a este piloto no que toca a realmente querer saber daqueles personagens. Para ser sincero, a personagem que mais me ficou na cabeça foi a bruxa. Por falar nisso, o sentido mais místico, este terror mais antigo que aborda rituais e coisas do género, parece-me um bom caminho a seguir. Sinto que existe ainda terreno para ser cultivado neste campo e fiquei satisfeito por ver Desalma a arriscar. A nível técnico não há nada a dizer. Excelente produção, imagens bem conseguidas e, acima de tudo, o ‘ambiente’ que querem passar realmente parece tomar conta de nós enquanto vemos o episódio, pois sentimos que algo estranho está a acontecer. Foi bem feito! E, claro, uma nota especial por ser uma série falada em português e que me parece que pode ter alguma repercussão. É sempre bom ver séries de língua não inglesa a fazerem coisas bonitas.

Em dez episódios se conta a história da 1.ª temporada de Desalma. Não prometo uma série cinco estrelas e capaz de te deixar de boca aberta, mas pelo que vi neste primeiro episódio, temos aqui uma série interessante de seguir, que é sustentada por um bom argumento e por um bom trabalho técnico e que, certamente, vai agradar aos fãs do género. Porque não dar uma vista de olhos ao Globoplay e começar precisamente por Desalma?

Carlos Real

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos