Rocco Schiavone – 01×01 – Pista Nera
| 23 Mai, 2021

Publicidade

[Pode conter spoilers]

Estás pronto para um policial ao estilo italiano? Já estreou no AMC Portugal Pista Nera, o primeiro episódio de Rocco Schiavone, que o canal decidiu transmitir em duas partes, tendo a primeira estreado no passado dia 12 de maio e a segunda no dia 19. A série é uma antologia que se centra no inspetor Rocco Schiavone (Marco Giallini), nos casos que investiga, nos métodos que utiliza, bem como na sua vida privada e capta o espetador pelo realismo e mistério que transborda.

Neste episódio, ficamos a conhecer Rocco e algumas caraterísticas da sua personalidade, bem como outras personagens da história, ainda que de uma forma mais superficial. O nosso protagonista é um homem de meia-idade, fumador inveterado e sarcástico. É visível a sua revolta com o mundo, o que só vem reforçar a sua outra grande faceta, é implacável e faz de tudo para atingir os seus objetivos. É bom no seu trabalho, mas não tem escrúpulos e muitas vezes utiliza métodos pouco convencionais e éticos para resolver os casos com que se depara. Rocco anda sempre um passo à frente dos colegas e não partilha com ninguém as suas suspeitas ao longo da investigação. Não é fisicamente intimidante, mas impõem-se pela sua atitude e pelo seu semblante ameaçador, chegando mesmo a dizer “Sou um grandessíssimo filho da mãe. Com esse facto lido todos os dias. […] Mas não tenho inocentes na minha consciência.”. Usa a ironia com os seus colegas de trabalho, a quem não dá muitas confianças, com a exceção de Italo Pierron (Ernesto D’Argenio), o seu parceiro nas investigações. Italo é muito comedido na forma como auxilia Rocco na investigação. Para além de Italo, Rocco tem subordinados como Caterina Rispoli (Claudia Viasmara), Alberto Fumagali (Massimo Reale) e D’Intino (Christian Ginepro). Uma outra personagem importante que só aparece quando Rocco está sozinho em casa é Marina (Isabella Ragonese), fruto da sua imaginação. O à-vontade com que esta figura aparece em casa de Rocco leva o espetador a pensar que seria a sua falecida mulher.

É notório que a ação se desenvolve em dois planos: o plano da investigação policial, dos avanços e descobertas e o plano da vida pessoal de Rocco. O plano privado desenrola-se entre as passagens por casa em que ele tem diálogos com Marina, um ou outro relacionamento de índole sexual e atividades menos lícitas em colaboração com o seu amigo Sebastiano (Francesco Acquaroli).

No que diz respeito à imagem, são de destacar as cores frias e escuras que ilustram o lugar da ação, Val d’Aosta, uma zona montanhosa no norte de Itália. O facto de ser um policial e de a ação se passar num local com paisagens pouco coloridas, gélidas, não ajuda a que a série seja muito apelativa visualmente, o que, na verdade, acontece com muitos policiais, com grande tradição no preto e branco.

Este primeiro episódio acaba por criar alguma empatia com o espetador, o que nos deixa curiosos para saber como a ação vai continuar a desenrolar-se. Pelo que vi deste primeiro episódio e tendo o caso ficado resolvido, fico na expectativa de saber qual será a próxima investigação e se haverá ou não ligação ao que se passou em Pista Nera.

E tu? Ficaste curioso? Corre para conhecer este policial, que podes acompanhar no AMC Portugal.

Inês Rodrigues

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos