Love & Anarchy – 01×01 – How It All Began
| 06 Nov, 2020

Publicidade

[Contém vestígios de spoilers]

Love & Anarchy (título original Kärlek & Anarki) é um drama sueco que segue Sofie (Ida Engvoll), uma mulher casada e mãe de duas crianças, que trabalha como consultora. Quando Sofie começa um novo projeto de modernizar uma antiga editora, conhece Max (Björn Mosten), um técnico informático, e os dois começam a namoriscar. Ambos se desafiam a fazer coisas que põem em causa as normas da sociedade, começando este jogo de forma inocente, mas aumentando cada vez mais o risco das consequências, à medida que a relação evolui.

Começo por uma curiosidade: no espaço de uma semana, esta é a segunda série que vejo que envolve uma relação de poder, no quadro de uma relação amorosa, neste caso uma mulher de sucesso com um técnico, no caso de A Teacheruma professora e um aluno.

O piloto de Love & Anarchy é bastante divertido e dita o tom para uma série que, embora toque em assuntos relevantes, será bastante levezinha e fácil de ver. Este foi um dos fatores que me fez gostar da série. O segundo seria o facto de ser sueca porque nunca vi uma série sueca e é sempre interessante tentar fazer uma comparação cultural como, por exemplo, relevante para esta série, o papel do sexo na sociedade.

No entanto, não há mais nada que tenha gostado realmente na série. A interpretação é boa, mas nada de especial. Quanto ao argumento, achei que seria interessantíssimo, pois gosto de ver as normas da sociedade a serem quebradas e questionadas, e é sempre um bom exercício fazê-lo através de uma série, mas o facto de tudo ter começado com uma espécie de romantização de chantagem com imagens sexuais foi um pouco perturbador – talvez seja isto uma das formas de desafiar as normas da sociedade… Se sim, não gostei.

A realização, para além de não ser impactante, em alguns momentos chegou a ser incómoda pelos movimentos de câmara que caracterizaram o episódio.

Ainda assim, foi bom ver uma série em contexto de escritório e ver que realmente vão abordar essas questões e não apenas o drama pessoal de cada protagonista. Se tiverem quatro horas livres, acho que não perdem nada em dar uma vista de olhos! Caso tenham interesse particular em séries nórdicas recomendo ler este artigo ou visualizar este vídeo.

Love & Anarchy estreou a 4 de novembro, na Netflix.

Ana Leandro

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos