Grey’s Anatomy – 15×11 – The Winner Takes It All
| 04 Fev, 2019

Publicidade

[Contém spoilers]

Esta semana, Grey’s Anatomy trouxe-nos The Winner Takes It All. Este perfaz o 11.º episódio desta nova temporada e foca-se, principalmente, na arriscada cirurgia de Catherine e na antecipada visita de Meredith a Thatcher.

Começando pela storyline de Catherine, desde que Grey’s trouxe ao de cima a sua situação, há uns episódios, que aguardo o seu desenvolvimento. Apesar de a história não ter sido de todo esquecida, a verdade é que só no último episódio é que tivemos algo mais sólido, que acabou por nos trazer aqui.

Chega, assim, o episódio da grande e perigosa cirurgia de Catherine Fox. Como se devem lembrar, a médica tem uma rara e agressiva forma de cancro que, não sendo tratada, se viria a demonstrar fatal. Encarregues do seu caso estão (como seria de esperar) Amelia e Koracick que, devido à proximidade do caso e ao facto de esta cirurgia nunca ter sido feita até à data, estão uma pilha de nervos. Nervosos, também, estão Richard e Jackson, que contam com a ajuda de Maggie e Bailey para os manter calmos.

À semelhança do que aconteceu no episódio anterior, gostei bastante das cenas relativas a esta storyline. Ainda que, desta vez, as cenas de Catherine não tinham sido tão dramáticas quanto as do último episódio, as escolhas tomadas pelos atores providenciaram-nos a carga dramática adequada para a cena, sendo que tivemos momentos mais leves (como, por exemplo, a cena de dança antes da cirurgia de Catherine) e momentos mais pesados (como quando as coisas começam a correr mal durante a cirurgia).

Para mim, neste episódio (e, especialmente, no que toca às cenas sobre a doença de Catherine), as personagens de destaque foram mesmo Amelia e Koracick. Senti cada emoção deles: o seu nervosismo e apreensão, a sua tentativa de reafirmação e o seu alívio e sensação de culpa após a cirurgia. Gostei que, no final, conseguissem pôr o nervosismo de parte e chegar a uma solução benéfica para Catherine.

Sei que, quando esta narrativa foi introduzida, tive os meus problemas em relação à sua falta de realismo, mas a verdade é que achei apropriada a solução que Grey’s deu ao caso. Como sabem, Catherine não “ganhou” por completo esta batalha contra o cancro, uma vez que os nossos médicos foram incapazes de remover todo o tumor. Este desenlace parece-me o mais credível possível, dadas as circunstâncias. Espero que a Dr.ª Fox continue a recuperar, mas agradeço o toque de realismo dado à narrativa.

De igual importância foram as cenas entre Meredith e Thatcher, que regressa à série após oito temporadas. Finalmente, a nossa Dr.ª Grey teve direito a tempo de ecrã que não envolvesse interesses amorosos!

Como sabemos, Thatcher não foi o melhor dos pais para Meredith, e a médica faz questão de o recordar disso mesmo. Parece um pouco duro, tendo em conta a situação, mas é algo completamente dentro de personagem para a nossa médica. Neste episódio, tanto Meredith como Thatcher têm a oportunidade de colocar as cartas na mesa e são ditas grandes verdades de ambos os lados. No final, os dois entendem-se antes da morte do pai de Meredith.

Pessoalmente, fiquei particularmente tocada pela cena mesmo antes da morte de Thatcher, quando este diz a Meredith que gostava de ter conhecido os seus filhos. Novamente, acho que foram momentos em que as decisões dos atores fizeram a cena.

De um modo geral, acho que The Winner Takes It All foi um bom episódio. Honestamente, apesar de achar que esta temporada está um pouco mais “morna” do que aquilo a que estou habituada em Grey’s, não esperava nada que a situação de Catherine fosse resolvida de forma tão rápida. Não queria que a série a arrastasse indefinidamente, mas esta narrativa durou um total de onze episódios e algo me diz que algo há de acontecer antes ainda do final da temporada.

Ainda que tenha gostado do episódio, parece-me que Grey’s está a perder a sua faísca aos poucos e poucos. Foi um bom episódio, sim. Melhor do que muitos que já tivemos esta temporada. Mas não foi, de todo, um dos melhores episódios da série.

Inês Salvado

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos