O ator Trevante Rhodes, mais conhecido pela sua prestação no filme premiado pelos Óscares Moonlight, vai encarnar o lendário pugilista Mike Tyson numa minissérie biográfica do serviço de streaming norte-americano Hulu.

Intitulado Iron Mike, o projeto tem estado em desenvolvimento há alguns anos, mas o protagonista deverá estar pronto a entrar no ringue de boxe mais adiante neste ano, altura em que a produção terá início. Para já, sabe-se que a série contará com oito partes, abordando a história de vida de um antigo campeão de pesos pesados envolto em controvérsia. Afinal de contas, Tyson não deixa de ser uma das figuras mais polarizadoras da cultura desportiva.

Foi a própria Hulu que encomendou a narrativa ao guionista Steven Rogers (I, Tonya) e também ao realizador Craig Gillespie (United States of Tara). A atriz Margot Robbie é outro dos nomes sonantes associados à série, na qualidade de produtora executiva, juntamente com Karin Gist (Mixed-ish). Esta última acumula a função de showrunner, completando a equipa que representa a produtora 20th Television.

Apesar de Tyson ter acusado o streamer do grupo Disney de “apropriação cultural indevida”, salientando a “falta de tato” da empresa por anunciar projetos durante as celebrações do Black History Month, parece que os mal-entendidos foram resolvidos. De facto, em março chegou a ser anunciado que seria Jamie Foxx a calçar as botas do pugilista, numa minissérie executada pela dupla de Antoine Fuqua e Martin Scorsese. Contudo, esta versão nunca esteve ligada a uma plataforma de streaming.

Em declarações, o Presidente da ABC Entertainment e Hulu Originals, Craig Erwich, comentou que o formato biográfico segue uma estratégia que passa por “recorrer a uma lente moderna e aplicá-la a histórias e figuras da cultura popular do passado”.