A Rainha e a Bastarda: nova série da RTP já tem data de estreia
| 16 Fev, 2022

Publicidade

A Rainha e a Bastarda ganhou data de estreia para dia 23 de fevereiro, sendo possível acompanhar a nova série nacional às quartas, na RTP1, no horário das 21h. Os episódios também vão ficar disponíveis na RTP Play no mesmo dia, logo a partir das 12h.

A série de época de oito episódios é uma produção Fado Filmes e apresenta um argumento de Patricia Müller e realização de Sérgio Graciano, contando-nos a história de um mistério no reinado de D. Dinis e da Rainha Santa Isabel, bem como a vida do reino de Portugal no século XIV.

Nesta série viajamos até 1320, ao recém formado país ao qual chamamos Portugal. Isabel, a Rainha Santa, é mulher do rei D. Dinis e mãe de Afonso, o herdeiro, que estão envolvidos numa guerra civil que a todos afeta. É no meio desta desordem e desta violência que Maria Afonso, a filha bastarda mais nova do rei D. Dinis, é violada e morta no convento de Odivelas. Num dos pés onde assenta o túmulo dela está a figura de um cavaleiro a espetar uma espada numa jovem. Foi a forma de mostrar ao mundo como Maria morreu: abusada e maltratada até ao fim. Desgostoso com a morte da sua filha preferida, o rei pede ao conde Lopo Aires Teles que conduza uma investigação destinada a encontrar o assassino de Maria Afonso.

A Rainha e a Bastarda é protagonizada por Paulo Rocha, Anabela Moreira, Maria João Bastos, Rúben Gomes e Diogo Martins. Sérgio Praia, Diogo Mesquita, Miguel Raposo, Carolina Carvalho, Pedro Giestas, André Gago, Lourenço Ortigão, Bárbara Branco, Ana Padrão, Madalena Almeida e João Nunes Monteiro também estão incluídos no elenco da série.

Fica a conhecer algumas das personagens:

Rei D. Dinis (Rúben Gomes) – Casado com Isabel e pai de Afonso, Constança, Afonso Sanches, João Afonso e Maria Afonso, é um monarca duro, sério, pragmático e culto. O seu maior desgosto é o seu amor por Isabel não ser correspondido, apesar de ter dificuldade em aceitar algumas das suas opções de vida e ações.

Rainha Santa Isabel (Maria João Bastos) – Casada com D. Dinis, Isabel é uma mulher que professa a fé cristã, tentando sempre o caminho da bondade, da gentileza e paz, dedicada à caridade e à solidariedade. É conhecida como a Rainha Santa, mas é uma mulher controladora, manipuladora e deseja ver o Rei morto. O seu conselheiro é Raimundo de Cardona (António Simão), um aliado de Afonso na guerra contra o pai.

Lopo Aires Teles (Paulo Rocha) – Casado com Sancha (Iris Cayatte), Lopo é um homem curioso, leal, corajoso e introspetivo. É cavaleiro de berço, pertencente à nobreza e um fiel servidor do Rei, sendo o seu homem de confiança. Sancha incentiva-o a retirar-se da corte e a dedicar-se à família, mas o assassinato de Maria Afonso leva Lopo a uma investigação que irá trazer consequências para a sua vida.

Afonso IV (Diogo Martins) – Casado com Beatriz, de quem espera um herdeiro, Afonso é o único filho homem oficialmente legítimo de D. Dinis e, por isso, o sucessor ao trono. É ambicioso, malvado, violento, criminoso e vive rodeado de assassinos e ladrões, que lidera numa autêntica cruzada contra o pai, a quem declarou guerra. Odeia D. Dinis por achar que este pretende colocar no trono o seu filho preferido, Afonso Sanches.

Beatriz (Carolina Carvalho) – Casada com Afonso, de quem está grávida do primeiro filho, Beatriz é bondosa, lutadora, corajosa e ativista dos direitos das mulheres. Ama Afonso, mas desconhece o seu lado violento e cruel. Inicialmente, Beatriz não é a favor da guerra entre Afonso e D. Dinis e não se cansa de tentar chamar Afonso à razão. No entanto, um acontecimento violento na sua vida irá fazê-la mudar de opinião.

Maria Afonso (Madalena Almeida) – Rebelde, intensa e arrebatadora, Maria Afonso vive enclausurada no Paço de Odivelas, onde é acompanhada pela sua leal e dedicada ama, Irene (Ana Padrão). É filha bastarda do Rei e, por ser a sua preferida, foi sempre muito mimada e protegida pelo pai. Odeia a Rainha, culpando-a pela sua vida de clausura. Quer ajudar Afonso Sanches a conquistar o trono, mas esta ajuda vai muito além do amor entre irmãos.

Vataça de Lascaris (Anabela Moreira) – É a aia principal da Rainha Santa Isabel. Sedutora, apresenta-se e age como uma mulher determinada, forte, ousada e destemida quando a situação a isso obriga, mas tudo isto é trabalhado para superar uma fragilidade emocional que considera uma fraqueza a que não se quer permitir. Ama D. Dinis desde o primeiro momento em que o viu e tem uma admiração sem fim por Isabel, estando disposta a tudo por ela.

Afonso Sanches (Miguel Raposo) – É um homem seguro que sabe o que quer e que luta pelos seus objetivos de uma forma digna. A sua personalidade permite-lhe encarar com naturalidade e de forma superior os confrontos com Afonso. Esconde um segredo sobre o seu coração e o desaparecimento dessa pessoa tão especial para ele irá mudá-lo de forma drástica e irreparável.

Teresa Martins de Meneses (Bárbara Branco) – Casada com Afonso Sanches, Teresa é misteriosa, sofisticada, culta, atenta e pacífica. É uma mulher à frente do seu tempo que condena a violência e as intrigas palacianas. Tem vários amantes e convive bem com a relação secreta e apaixonada que o marido mantém com outra mulher.

Texto adaptado do comunicado de imprensa do canal.
Os créditos das imagens deste artigo pertencem a Pedro Pina (RTP) e à Fado Filmes

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos