Curiosidades: Rome
| 14 Dez, 2021

Continuamos a trazer curiosidades sobre as tuas séries favoritas e desta vez vamos dar a conhecer-te algumas sobre Rome:

1. William J. MacDonaldJohn Milius apresentaram à HBO a ideia para Rome como sendo uma minissérie, mas a cadeia televisiva queria apostar num formato mais duradouro. A série acabou por concretizar-se devido a uma produção conjunta entre o canal americano, a BBC Two britânica e a Rai 2 italiana.

2. A série é uma das produções mais caras da história da televisão, com uma 1.ª temporada de 12 episódios a atingir um orçamento que ronda os 100 milhões de dólares. Grande parte desse orçamento foi usado para recriar, da forma mais realista possível, uma mini cidade romana, com as típicas vilas romanas, o Fórum romano e uma zona mais pobre. Todas as casas e ruas foram construídas propositadamente para a série e as indumentárias e os planos exteriores contribuíram ainda mais para fazer aumentar os gastos com a produção. Até Game of Thrones surgir, Rome era a série mais cara da HBO. No entanto, ainda é a detentora do recorde de maior estúdio exterior construído para uma série.

3. O objetivo de Rome era passar uma imagem mais genuína e sombria da Roma Antiga do que aquela que é retratada noutros produtos de ficção. Para isso, a série contou com Jonathan Stamp como consultor histórico e foi feita uma pesquisa exaustiva para que tudo fosse o mais autêntico possível, embora não exatamente preciso, visto que não se tratava de um documentário, mas de ficção. As ruínas de Pompeia, Herculano e Ostia Antiga foram usadas para determinar as cores dos templos, das estátuas e das ruas, entre outros pormenores.

4. De volta às indumentárias, foram usados mais de 2700 trajes só nos três primeiros episódios de Rome. Os pares de sapatos e sandálias foram feitos na Bulgária e eram aproximadamente 1250. Lã, linho, algodão e seda foram importados de Prato (Itália), Índia, Tunísia e Marrocos, tudo comprado no seu estado mais natural para depois ser pintado/tingido in loco. As armaduras, as gáleas (capacetes romanos) e todas as peças de metal usadas pelas personagens principais foram feitas de forma artesanal pelo designer Luca Giampaoli. As restantes, foram replicadas em massa em empresas do ramo situadas na Índia.

5. Os personagens principais, Lucius Vorenus (Kevin McKidd) e Titus Pullo (Ray Stevenson), têm nomes de personalidades históricas reais, mas as suas aventuras e envolvimento em momentos-chave da História tal como vemos na série são um produto de ficção.

6. Todos os figurantes que vemos em cenas com multidões são romanos. Isto deve-se ao facto de os produtores e realizadores da série considerarem que há algo nos verdadeiros italianos que contribui para a credibilidade de uma atmosfera da Roma Antiga. Outro pormenor a que foi dada atenção foi o facto de terem contratado talhantes da vida real para fazerem de talhantes na série e o mesmo aconteceu com uma série de outras profissões retratadas. Ainda em termos de figurantes, foram escolhidos 55 homens para darem vida a legionários romanos e foram todos enviados para duas semanas de treino, onde se prepararam para os seus papéis. Viveram em tendas, treinaram como se fossem de facto soldados daquele tempo, tendo estado sujeitos a uma rigorosa disciplina militar que os obrigava a deitar e acordar muito cedo, e aprenderam a marchar e a manejar uma espada, entre outras coisas. Os banhos como os conhecemos hoje em dia também não eram permitidos, só se podiam lavar no lago local, sem direito a sabão. A maioria conseguiu completar o treino.

7. Ainda antes de a 1.ª temporada ter sido emitida, estavam planeadas cinco temporadas para a série. No entanto, os elevados custos de produção e um grande incêndio que destruiu uma parte importante do cenário levaram ao cancelamento da série após a 2.ª temporada. Algum do material que estava preparado para as temporadas posteriores acabou por ser usado mais cedo, para dar um desfecho à história. Ainda se falou em fazer um filme para encerrar algumas storylines, mas acabou por nunca acontecer.

Conhecias alguma destas curiosidades de Rome?

Publicidade

Populares

heartstopper

westworld poster

Recomendamos