The Staircase – 01×01 – 911
| 14 Jun, 2022
8.7

Publicidade

Baseada num caso de true crime, The Staircase é uma minissérie da HBO Max que conta com a participação de atores como Colin Firth, Toni Collette e Sophie Turner nos papéis principais.

O caso retrata a morte de Kathleen que, aparentemente, tem uma queda fatal nas escadas da sua casa. Quem descobre o corpo é o marido, Michael Peterson, que rapidamente liga para a linha de emergência, num estado de pânico. No entanto, quando a polícia começa a investigar, as provas não coincidem com uma queda acidental e o caso começa a virar-se contra Michael, já que os maridos são normalmente os principais suspeitos. Michael, um escritor com opiniões controversas sobre o governo, começa a considerar a possibilidade de estar a ser vítima de uma cilada.

Este episódio inicial teve tudo de bom. Teve atores de renome que brilharam nos seus papéis; um estilo que nos lembra as grandes produções HBO, mas que não deixa de ser distinto; e ainda um guião que capta a atenção desde o início.

Achei especialmente interessante o foco da série na família, pois além de vermos a tentativa de defesa de Michael e a forma como a acusação da polícia o está a perturbar, temos muito acesso às perspetivas familiares. Com o uso de flashbacks, a série consegue explorar muito bem a personalidade dos vários membros da família, principalmente dos filhos, bem como as suas dinâmicas conjuntas. Vai ser interessante ver se os filhos vão apoiar o pai na sua inocência ou se alguns deles começarão a duvidar.

Sobre a realização, nota-se um cuidado com a imagem, especialmente no uso de sequências inesperadas. Um exemplo é numa viagem de carro na autoestrada, que podia ser uma imagem banal, mas tem um movimento de câmara tão diferente que ainda não me saiu da cabeça. Gosto muito quando as séries arriscam nestes aspetos mais visuais e estéticos.

É sempre controverso quando saem séries sobre casos reais, pois surge a questão do aproveitamento do sofrimento de alguém para entretenimento do público. Não negando que isso acontece, parece-me que The Staircase não banaliza de todo o caso e tem cuidado com as diferentes perspetivas na história. Já agora, deixo outra sugestão se tiveres interesse no caso, a série documental The Staircase, na Netflix. Podes assim ver outro ângulo, documental, sobre a história.

Quanto a esta minissérie da HBO Max, só posso recomendar. Estou muito curiosa para continuar a ver os restantes episódios.

8.7
10
Interpretação
8
Argumento
8.5
Realização
7.5
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

Shardlake disney

Recomendamos