Borgen – Power & Glory – 01×01 – The Future Is Female
| 02 Jun, 2022
6

Publicidade

A aclamada série dinamarquesa Borgen – Power & Glory está de volta com uma premissa que não poderia ser mais atual.

Após nove anos de hiato, a nova temporada de Borgen está agora disponível na Netflix, com algumas caras novas no elenco mas nem todas desconhecidas dos espectadores do serviço de streaming – e com uma narrativa que espelha as grandes questões políticas da atualidade, sem esquecer o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Birgitte Nyborg (Sidse Babett Knudsen), conhecida pelo cargo que ocupava como Primeira-Ministra da Dinamarca, encontra-se agora na posição de Ministra dos Negócios Estrangeiros e tem de lidar com uma nova primeira-ministra que parece não ter o planeta como prioridade na sua agenda. Quando é descoberto petróleo na Gronelândia, têm de ser tomadas decisões que ou beneficiarão o planeta ou a indústria petrolífera, tudo isto num jogo de bastidores nem sempre limpo e que pode vir a prejudicar as partes envolvidas.

Neste episódio ficamos ainda a conhecer o filho de Birgitte, Magnus, interpretado por Lucas Lynggaard Tønnesen (The Rain), que representa um dos ativistas pelos direitos dos animais. As suas ações poderão vir a prejudicar a carreira política da mãe caso se descubra quem ele é e o que faz. Resta saber se esta história se irá tornar uma parte interessante da narrativa ou apenas mais uma história banal igual a tantas outras.

Uma das novas personagens que se destacou no episódio foi o colega de Lucas de The Rain, Mikkel Boe Følsgaard, que foi promovido a Embaixador do Ártico no final do episódio, protagonizando assim um dos momentos mais caricatos deste The Future Is Female, tornando-o o momento dos 57 minutos.

Katrine Fønsmark (Birgitte Hjort Sørensen) está de volta ao jornalismo e como chefe do departamento de notícias de uma grande emissora de televisão nacional. Esta relação entre governo e imprensa também será um ponto que espero que seja explorado nos restantes episódios da temporada. É comum verem-se representados os bastidores do governo e da imprensa de forma independente, mas uma vez que temos uma personagem que agora faz parte de uma grande cadeia de notícias e que conhece a Ministra dos Negócios Estrangeiros seria interessante explorar esta relação entre elas e como isso irá afetar os cargos e a abordagem dos assuntos governamentais pela imprensa.

Em suma, e tendo tudo isto em conta, a temporada tem potencial, sim, nem que seja apenas pelo simples facto de se concentrar em assuntos importantes da atualidade. Já o episódio em si não se destacou de qualquer outro de uma série deste género, servindo apenas para contextualizar em que ponto se encontravam as personagens já conhecidas dos seguidores de Borgen, assim como dar a conhecer os novos temas a serem explorados e as novas personagens.

6
6
Interpretação
6
Argumento
6
Realização
6
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos