The Mandalorian – 02×06 – Chapter 14: The Tragedy
| 08 Dez, 2020

Publicidade

[Contém spoilers]

Nossa senhora do céu nos ajude a todos. Mas que episódio foi este, meu Deus? Desta vez consegui evitar os spoilers antes de ver o episódio, mas o título em si já era uma espécie de aviso de que algo iria correr terrivelmente mal. E foi o que aconteceu. Com The TragedyThe Mandalorian entregou-nos o episódio com mais tristeza, emoção e mais WTF da temporada. Admito qu, em termos de qualidade, o episódio anterior talvez tenha sido ligeiramente melhor porque tivemos lutas com sabres de luz. No entanto, este sexto episódio juntou cada vez mais o extended universe de Star Wars a esta “nova” saga, mas já lá vamos.

Honestamente, não estava nada à espera que Mando e Grogu chegassem a Tython tão depressa, mas devia ter percebido que isso ia dar problemas. Inocente que fui.

Como foi dito no episódio anterior, o objetivo da viagem a Tython seria Grogu usar a Força para encontrar outros Jedi. Apesar de ele estar meio “à nora” em relação ao que dia fazer, algo se iluminou dentro de Grogu, que começou a meditar e criou um campo de Força à sua volta.

Enquanto isso, chegaram problemas e houve uma chegada muito esperada! É isso mesmo. Boba Fett regressa com pompa e circunstância e prontíssimo para recuperar a sua armadura. Com ele vem Fennec Shand, que apareceu no episódio 5 da 1.ª temporada, The Gunslinger. Por fim, percebemos quem a salvou no final do episódio na altura. Confesso que tive de ir rever a cena, que já não me lembrava do final do episódio.

Até agora, Boba Fett não era considerado um mandalorian, apesar de usar a armadura. Ele não era do planeta e o governo desonrou-o. Num dos episódios de Clone Wars, chegam a comentar que não sabem como é que Boba Fett adquiriu a armadura. Os mandalorians sempre o consideraram um caçador de recompensas (de facto ele apareceu em The Empire Strikes Back quando Darth Vader lhe pediu que matasse Han Solo e toda a malta na Millenium Falcon). No entanto, The Mandalorian tem dado mais a entender que os mandalorians não são tanto uma raça, mas um credo.

Claro que estava na hora de o Império fazer a sua aparição. Se bem se recordam, no final do episódio The Siege, soubemos que conseguiram colocar um localizador no Razor Crest. Bom, eles voltaram para The Mandalorian em The Tragedy e foi, de facto, uma autêntica tragédia para Mando e Grogu desde o momento em que a primeira nave aterrou em Tython.

Toda a cena de ação desde que os stormtroopers entraram foi absolutamente genial. Especialmente a parte em que Fennec Shand fez a sua “dança de bailarina”. Amei, foi dos grandes pontos altos do episódio. Isso e, claro, quando Boba Fett apareceu já com a armadura e deu cabo da nave.

Claro que já sabíamos como isto ia acabar. Era óbvio que o Império ia conseguir capturar Grogu. Moff Gideon lança os seus dark troopers assim do nada, apanhando-me de surpresa, e eles conseguem chegar até Grogu quando ele acaba o seu momento de meditação, digamos. Fraca e quase sem forças, a Criança é levada para a nave imperial.

Contudo, o que me deixou absolutamente em choque foi quando a Razor Cresté destruída e reduzida a cinzas. Juro-vos, fiquei mesmo boquiaberta. E quando Mando agarra na bolinha que Grogu adorava e com que brincava? O meu coração mole emocionou-se muito. Especialmente porque eles tiveram aquele momento fofo de pai e filho no início do episódio.

Fiquei em êxtase com o facto de Grogu ter dado bastante luta, mesmo estando encarcerado. Aquela súbita conexão com a Força teve certamente a ver com aquele momento na montanha. É óbvio que ainda não a domina, porque ficou exausto ao fim de algumas mortes, mas ao menos já usa a Força com consciência e não como reflexo, digamos. Apeteceu-me muito dar um valente soco em Moff Gideon. Espero que Mando o mate de vez no final da temporada.

No episódio mais curto da temporada (33 minutos), The Mandalorian trouxe-nos tudo o que podíamos pedir para The Tragedy quando apenas faltam dois episódios para o fim da 2.ª temporada.

Quais são as vossas previsões para os episódios finais?

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

Shardlake disney

Recomendamos