Precisamos de Falar Sobre… 1986
| 04 Abr, 2018

Publicidade

1986, a série portuguesa criada por Nuno Markl. O que é que vos posso dizer sobre ela? Primeiro, que tentei mesmo! Vi o primeiro episódio quando passou na RTP, esperei uma semana e vi o segundo e foi aí que tudo descambou. Nessa mesma noite em que passou o segundo episódio, dei por mim a ir ao RTP Play. Quando fui dormir já ia a meio da temporada, composta por 13 episódios de pequena duração (aproximadamente 38 minutos). É escusado dizer que a acabei no dia seguinte.

Para quem já viu os primeiros dois episódios e anda a acompanhar ao ritmo que a RTP transmite, já sabe sobre o que vai ser a história, sobre um grupo de miúdos e as suas vidas numa altura de grande tensão política quando Freitas do Amaral se opunha a Mário Soares na segunda volta para as presidenciais de 86. O jovem grupo é constituído por Tiago, um rapaz inteligente e simpático que sofre um pouco de bullying na escola por ser considerado um nerd. Sérgio, fã de metal, sempre divertido, é o melhor amigo de Tiago. Em oposição temos Patrícia, uma rapariga que segue um estilo de vida gótico e vê sempre o lado depressivo das situações. Em complemento ao trio temos Marta, uma rapariga bonita e certinha por quem Tiago tem uma paixão. E, por fim, temos Gonçalo, o rufia não muito inteligente que também gosta de Marta.

É muito redutor reduzir estas cinco magníficas personagens a umas descrições tão simples e peço que me perdoem, mas é apenas para quem ainda não decidiu ver a série conseguir ter uma leve ideia do que vou falar.

Apesar de ter nascido muito depois do ano de 1986, é fácil de perceber onde está logo uma das genialidades desta série, na captura espectacular de uma época, desde as roupas às falas, já para nem falar do estilo musical. A banda sonora desta série é deliciosa, desde a música de entrada, Electrificados, criada por Lena D’Agua, João Só e Catarina Salinas, que não passei à frente uma única vez, quer fosse o primeiro episódio que via naquele dia ou o sexto. O trabalho de João Só a recolher e organizar a banda sonora é espetacular e merece ser louvado. Se quiserem ouvir, esta já se encontra toda disponível no Spotify. Duvido que alguma vez os Baltimora pensassem que Tarzan Boy daria nome a um episódio de uma série e, muito menos, que fosse um bom episódio. Mas aconteceu!

Saindo do capítulo da música, queria dirigir-me à realização e atuação presentes nesta série. Eu sofro de um grande preconceito, alguns de vocês poderão sentir também o mesmo, mas para mim, ao nível de entretenimento televisivo, o que é feito em Portugal normalmente é logo mau e, quando comparado com as possibilidades que temos de fora, fica muito aquém. No entanto, a minha admiração e gosto pelo trabalho de Nuno Markl fez-me combater esse preconceito e dar uma oportunidade justa a esta série. E valeu a pena cada minuto. Não faltava credibilidade às atuações deste maravilhoso elenco.

E a história? Totalmente original e com todos os outros fatores que já deixei enumerados, a nossa atenção consegue focar-se na história e ficamos interessados e cativados. O primeiro episódio é para conhecer as personagens e com o que contamos, apesar do pai de Marta e do pai de Tiago serem um pouco exagerados nas suas afiliações políticas, isso acaba por aumentar a longo prazo o interesse e afiliação que temos para com a situação política da série. Quando damos conta já estamos interessados em ver até a um evento que é uma grande festa. Depois disso vem um episódio duplo com um pormenor delicioso. Existe um momento de metaficção. Quando Sérgio diz algo do género “Se fosse uma série ficávamos agora à espera do episódio seguinte” e acaba. Sim, barreiras entre a ficção e o espectador a serem quebradas por algo feito em Portugal.

A evolução das personagens também é algo digno de nota, vamos conseguindo acompanhar e ver essa evolução e aqueles personagens que começaram os primeiros episódios já não são os mesmos que acabam no último. Resta dar os parabéns a toda a gente envolvida neste projecto e que venha uma 2.ª temporada! A toda a gente e em especial ao Nuno Markl, que sem ele isto não teria sido feito! As poucas aparições que teve na série foram tal e qual dignas de um cameo do Stan Lee.  Uma pequena série de 13 episódios que espero que seja um grande impulso para mais produções destas. Obrigado, Nuno!

Raul Araújo

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos