Top 10 ‘womances’ das séries
| 07 Jul, 2018

Publicidade

Antes que nos perguntem, womance está estipulado no dicionário como uma relação forte e vibrante entre duas ou mais mulheres. Com tanto bromance entre atores lindos de morrer, é fácil esquecermo-nos destas fantásticas mulheres cuja amizade faz parte do dia a dia dos fãs de séries. Por muito que se diga que as mulheres não conseguem ser amigas, estas dez duplas provam que, quando existe amizade verdadeira, não há nada que as separe.

Brooklyn 99 Womances

Amy e Rosa (Brooklyn Nine-Nine)

A amizade entre estas duas detetives nem sempre é a mais fácil. Enquanto Amy é perfecionista e gosta de ser adorada por todos, Rosa é bastante distante e prefere resolver as coisas pela força. Contudo, esta dupla, de alguma forma, funciona. A maneira como Rosa sorri e diz “That’s my girl” quando Amy faz algo de que ela se orgulha é verdadeiramente adorável. Estas duas podem não fazer festas do pijama ou contar todos os segredos uma à outra, mas estão lá para se proteger uma à outra, independentemente de tudo.

friends womance

Rachel e Monica (Friends)

Podemos dizer que este foi um dos primeiros womances da história da televisão ou, pelo menos, o que mais marcou o mundo. A personalidade das duas encaixava-se na perfeição e juntas conseguiam balançar os seus defeitos: Monica puxava Rachel para fora da sua bolha de egoísmo e Rachel ajudava Monica a manter o controlo quando o stress era demais. A diferença entra as duas é óbvia desde o 6.º ano, altura em que se tornaram amigas, e Rachel, a rapariga popular, nunca deixou de lado a sua melhor amiga e confidente, que não era de forma alguma popular. Outra prova da amizade entre as duas é quando Ross (irmão de Monica) trai Rachel e Monica chora pelo sofrimento da amiga.

grey-s-anatomy-meredith-cristina

Meredith Grey e Cristina Yang (Grey’s Anatomy)

Ainda custa a crer que esta dupla não mais tenha sido vista junta. De colegas no hospital a amigas e daí a verdadeira família não tardou muito. Meredith e Cristina tornaram-se uma das mais icónicas amizades do mundo das séries. Em comum tinham um certo lado ‘dark and twisty’, passaram por muita coisa juntas, abriram-se uma com a outra e partilharam as suas ‘fraquezas’ de uma forma como não foram capazes de fazer com mais ninguém, mesmo com os respetivos companheiros. São a prova de que uma melhor amiga pode ser a  nossa ‘soulmate’ e que esse título especial não tem de pertencer ao amor da nossa vida. As paixões e os namoros acabam, mas uma verdadeira amizade… essa é para sempre.

6bac7d36-ba4f-4f7d-8c94-6b18fe1a488a

Max e Caroline (2 Broke Girls)

A vida de Caroline sempre foi fácil… Até que não foi. No seu momento mais negro, foi Max quem a ajudou a encontrar o seu caminho. A verdade é que Caroline estava habituada a receber tudo de mão beijada, mas Max não estava para meias medidas. A sua colega de casa queria sobreviver, tinha de meter a mão na massa. E, por incrível que pareça, Caroline foi à luta, conquistando o público e a amizade e lealdade de Max. Yin e Yang, duas metades completamente opostas, esta dupla passou por muita coisa junta. Tudo o que conquistaram veio da união entre ambas e foi um gosto ver Max e Caroline passarem lentamente de amigas e irmãs.

waywardsisterswhyexcited

Donna e Jody (Supernatural)

Todos sabemos que Supernatural é um universo predominantemente masculino, por isso não podemos deixar de ficar felizes com alguma presença feminina. Tanto Donna como Jody entraram para o mundo sobrenatural de forma muito semelhante e rapidamente se adaptaram. Capazes e independentes, estas duas agentes da autoridade arranjaram forma de conciliarem as suas personalidade distintas. A verdade é que são ambas duas mulheres de armas unidas contra os monstros deste mundo. Apesar de Wayward Sisters, o spin-off de Supernatural, ter sido descartado, o episódio piloto marcou os fãs e ofereceu uma visão mais aprofundada da vida de Donna e Jody, que, além de amigas e parceiras na luta contra o mal, são ainda responsáveis por educar e ajudar várias adolescentes. Como não admirar estas duas e o laço que as une?

062bd5b47ff8f979900b6e729bf959bdf6c409f8

Penny e Amy (The Big Bang Theory)

A Penny é bela e deixa os homens a suspirar por onde quer que passa. A Amy… bem, a Amy é perfeita para o Sheldon. A eterna amada de Leonard conquistou desde o primeiro momento. Em tudo o oposto dos nerds, Penny era o símbolo de beleza, simpatia e carinho, além de ter uma personalidade forte que em tudo contrastava com a dos seus vizinhos. Quando Amy chegou, o pensamento foi: mais do mesmo? A obsessão dela por Penny foi, inicialmente, aborrecida e até a própria personagem ficava desconfortável com a situação. Até que Penny finalmente admitiu que Amy é a sua melhor amiga e, mesmo sendo tão diferentes, a genuinidade de Amy conseguiu conquistar a mulher de Leonard. Quem se poderá esquecer daquele episódio épico em que Penny se revolta por Amy não a ter escolhido imediatamente para madrinha de casamento? E, verdade seja dita, com um marido como Sheldon, Amy precisa de todo o apoio de Penny.

ouat_emma_regina

Emma Swan e Regina Mills (Once Upon a Time)

Muitos dos fãs de OUaT gostam de fazer ‘filmes’ que já produziram um sem número de fac-fictions que desenvolvem uma relação amorosa entre as duas personagens. Não há dúvidas de que fazem uma excelente dupla, mas não nesse sentido. Quando Emma surgiu, Regina, mesmo sendo a vilã, tinha todos os motivos para se sentir ameaçada. Emma personificava tudo o que ela não era, para além de ser a mãe biológica de Henry. O amor pelo filho era o soft spot de Regina e ver desmascarado o passado como Rainha Má dos contos de fadas era o seu maior medo. No entanto, Emma também não é a ‘vilã’ da história de Regina. Acho apropriado dizer que elas se complementam de certa forma, que têm uma história que se cruza a certa altura do caminho e que estão unidas para sempre pelo amor a Henry. Contudo, dizer apenas isto seria redutor. Ao longo das várias temporadas da série vimo-las começar como duas pessoas que mal se suportam, muito por causa de um passado construído ainda antes de Emma nascer, para depois unirem esforços e se tornarem uma equipa. Em algumas ocasiões foram uma equipa ‘à força’, mas depois passaram a sê-lo por escolha. Tornaram-se amigas, ajudaram-se a erguer mutuamente do caminho das trevas quando este ameaçava seduzi-las… Foi Henry quem as uniu, mas a relação que construíram acabou por ir muito para além disso, descobriram que não eram assim tão diferentes em certas coisas. Quem diria que a ‘salvadora’ e a Rainha Má seriam um dia boas amigas?

serena-and-blair

Serena e Blair (Gossip Girl)

Estas duas dispensam apresentações, ou não? As frenemies mais populares da televisão fizeram as delícias dos fãs durante anos com as suas aventuras. A verdade é que aquilo que as une é bem mais forte do que o que as separa. Apesar de trocarem de namorados durante várias temporadas, de se prejudicarem uma à outra e de dificilmente confiarem uma na outra, Serena e Blair são as It Girls mais unidas de sempre. Capazes de tudo para se protegerem uma à outra, nem mesmo a Gossip Girl conseguiu separar estas duas, que viveram o felizes para sempre com os seus eternos amados no Upper East Side.

oth_peyton_brooke

Peyton Sawyer e Brooke Davis (One Tree Hill)

Amigas desde a infância, Peyton e Brooke viveram uma relação mais conturbada na adolescência. Um rapaz acabou por se colocar entre elas, coisas que dificilmente podiam ser retiradas foram ditas, mas em nenhum momento foi possível acreditar que aquelas duas não se adoravam como irmãs ou que as coisas não acabariam por ser resolvidas. Foram. No entanto, acho sempre que houve algo que se quebrou na relação delas. Aquele tipo de coisa pela qual mal se dá conta, mas que está lá. Estiveram lá uma para a outra na maioria dos momentos mais difíceis, mas é impossível esquecer que Peyton, que considerava que todas as pessoas que amava acabavam por a abandonar, não tenha ido ao casamento de Brooke. No final, foi ela quem se desligou da relação com aquela que foi a melhor amiga dela durante muitos anos. Elas eram a minha amizade preferida da série e adorei cada segundo que tiveram juntas de ecrã, quer fosse a ‘odiarem-se’ ou em tempo de tréguas, até porque tinham muita química juntas, mas houve várias vezes em que se magoaram uma à outra só porque sabiam que podiam e isso é triste.

jessica-jones-trish

Jessica Jones e Trish Walker (Jessica Jones)

Não é fácil ser-se a melhor amiga de uma super-heroína que nos afasta porque considera que é damaged goods e que só destrói a vida das poucas pessoas que ama. Não se trata apenas de altruísmo, mas também não é uma opção totalmente desprovida de egoísmo, porque Jessica está também a evitar magoar-se ao não estabelecer e/ou manter relações com ninguém. No entanto, ela devia permitir que a amiga tivesse algo a dizer na relação delas e a verdade é que, no que lhe diz respeito, Trish nunca se afastará, por muito que a amiga tente. Até porque ela é a única pessoa com quem Jessica é capaz de baixar as defesas, quem a conhece melhor e a vê como a heroína que é. Não há nada melhor do que as pessoas que nos amam para nos fazerem olhar para nós da forma como elas nos veem, perfeitas na nossa imperfeição. Neste momento, a dupla não está a passar pela melhor fase da sua relação, depois de Trish ter morto a mãe de Jessica, mas acho difícil de imaginar que esta amizade acabe assim. Trish agiu mal, muito mal, mas não terá havido naquela decisão o pensamento de que estaria a fazer pela amiga aquilo que sabia que ela não seria capaz? No entanto, é justo que Jessica não encare as coisas dessa forma. Provavelmente vai ser preciso algum tempo para as feridas sararem, mas estou confiante de que, quando o próximo perigo espreitar, as duas vão voltar a unir forças.

E então, concordam com a nossa lista? Que womances são os vossos favoritos?

Beatriz Pinto e Diana Sampaio

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos