Da literatura para a televisão: 5 minisséries que vale a pena ver
| 12 Nov, 2016

Publicidade

São fãs de minisséries e/ou de livros? Então aconselho-vos seriamente a ler esta crónica com atenção! Eu sou viciada em ambos e cada vez que ouço que uma certa obra vai ser adaptada para o pequeno ecrã (ou o grande), fico duplamente curiosa para ver. Há tanta literatura de qualidade. Se quisessem, as séries podiam ser só adaptadas de livros. Nós (eu) agradecíamos.

Mas como não quero bombardear-vos e como não vejo assim tantas minisséries, deixo-vos com cinco sugestões de autores britânicos, russos e americanos.

The Mists of Avalon (2001)

Nl5NiSv3NwAHqPHM8r7eYWJbTx

Baseado na obra de 1983 da escritora Marion Zimmer Bradley, a única adaptação da obra original da feminista americana foi emitida em 2001 no canal TNT e foi um sucesso tanto de audiências como nos prémios Emmy, nos quais foi nomeada na categoria de Melhor Minissérie. Com Julianna Margulies como protagonista, The Mists of Avalon é das mais populares adaptações da lenda arturiana e conta a história da perspetiva da típica vilã, Morgaine la Fey. Aqui, Morgaine é meia-irmã do futuro rei Arthur. Os dois não crescem juntos, visto que Morgaine é levada pela tia Viviane (interpretada magistralmente por Anjelica Huston) para Avalon e Arthur é mandado para fora da corte de Uther para sua segurança. Os dois reencontram-se anos mais tarde, na Ilha de Avalon, em circunstâncias deveras peculiares. A série só tem dois episódios e, visto já ter sido feita há quinze anos atrás, não fiquem desiludidos com a pouca qualidade dos efeitos especiais ou dos cenários.

The Pillars of the Earth (2010)

the_pillars_of_the_earth

Ora bem, esta série tem um verdadeiro elenco de luxo! Baseada na obra homónima do escrito galês Ken Follett, a minissérie emitada no canal Starz conta com nomes como Donald Sutherland, Hayley Atwell, Sam Claflin, Eddie Redmayne, Sarah Parish, Ian McShane, Liam Garrigan, entre muitos outros. The Pillars of the Earth centra-se essencialmente na construção de uma catedral quando a Inglaterra viveu conturbados tempos durante a época da Anarquia. Um dos aspetos mais fascinantes da minissérie é que, apesar de só ter 8 episódios, faz com que odiemos e adoremos as personagens com tanta intensidade como se já os conhecêssemos há temporadas e temporadas. É uma história com um fundo profundamente religioso e, por conseguinte, muitos conflitos de interesse. Mas não se preocupem, ainda há espaço para “feitiçaria” e um travo de romance.

Great Expectations (2011)

974214-low_res-great-expectations

Great Expectations é das obras mais populares de Charles Dickens, que é também dos romancistas mais adorados e famosos da literatura inglesa. A série narra a história do jovem Pip, de sete anos, que vive com a maldosa irmã mais velha, Mrs. Joe Gargery, e o seu marido bondoso, Joe Gargery. Ele conhece Miss Havisham, que necessita de um rapazinho em sua casa e apaixona-se pela sua filha adotiva, Estella. Com três episódios, a série conta com a fantástica Gillian Anderson e ganhou três prémios Emmy, tendo contado com cinco nomeações.

Pride and Prejudice (1995)

9ad49dfb-865d-4536-b896-59168d0a16b0

Quem é que aqui é fã do Mr. Darcy de The Bridget Jones Diary? Pois, fiquem informad@s que Colin Firth já tinha sido ‘o’ Mr. Darcy a meio dos anos 90, numa adorável adaptação ao pequeno ecrã do clássico da literatura inglesa e universal, Pride and Prejudice, de Jane Austen. A minissérie gira à volta da família Bennet e da luta da mãe para casar as suas cinco filhas. Apesar de ser Jane a mais velha e bonita dos Bennet, é Elizabeth, a segunda mais velha, a grande protagonista. Lizzie é a típica personagem de Jane Austen. Uma “rebelde” que se impõe aos costumes de casamento da época. Jane acabou por se apaixonar pelo homem rico com o qual a mãe a queria casar, Mr. Bingley, mas Elizabeth luta contra os seus sentimentos por Mr. Fitzwilliam Darcy, o melhor amigo do futuro cunhado e uma personagem fria e aparentemente desinteressada.

War & Peace (2016)

Programme Name: War & Peace - TX: n/a - Episode: War & Peace - Generics (No. Generics) - Picture Shows: Dolokhov (TOM BURKE), Anatole Kuragin (CALLUM TURNER), Anna Pavlovna (GILLIAN ANDERSON), Prince Vassily Kuragin (STEPHEN REA), Helene Kuragin (TUPPENCE MIDDLETON), Pierre Bezukhov (PAUL DANO), Natasha Rostov (LILY JAMES), Prince Andrei (JAMES NORTON), Nikolai Rostov (JACK LOWDEN), Sonya (AISLING LOFTUS), Princess Marya (JESSIE BUCKLEY), Prince Bolkonsky (JIM BROADBENT) - (C) BBC - Photographer: Mitch Jenkins

A última minissérie acabou de sair do forno. Emitida no início de 2016 no canal BBC, a série é baseada na obra do escritor russo Leão Tolstoi. A série passa-se no início do século XIX, numa altura em que a Rússia passava por períodos de instabilidade, com a aproximação de Napoleão Bonaparte da fronteira. Narra a vida de três jovens, Natasha Rostova, Pierre e Andrei. Os três nasceram numa classe privilegiada, mas procuram uma vida com mais substância do que as vidas supérfluas que levam. Natasha quer encontrar o verdadeiro amor, Pierre quer tornar o mundo um lugar melhor e Andrei procura uma vida com mais significado. Como a série é tão atual, a fotografia da série e o guarda roupa, por exemplo, são muito melhores e numa série histórica isso é valorizado. War and Peace é uma obra que conta com mais de mil páginas e embora seja um desafio maior do que muitos de nós estamos prontos para aceitar (eu ainda ando a ganhar coragem), a adaptação é um verdadeiro must see.

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos