Salem em 13 momentos nojentos
| 13 Jul, 2014

Publicidade

salem momentos

Crónica especial! Como Salem termina hoje, resolvemos apresentar alguns dos momentos marcantes da série da WGN America… Tratando-se de um conteúdo inovador do canal, Salem bateu alguns dos recordes de audiências a que a WGN estava habituada! É verdade que a série não foi perfeita (alguns episódios foram bem fraquinhos), mas temos de reconhecer que houveram momentos marcantes!

O enredo da série situa-se nos fins do século XVII (as primeiras cenas são de 1685) na mítica cidade de Salem. Na altura em que o puritanismo da cidade lutava contra a invasão de bruxas, Mary tenta ignorar os seus sentimentos por Alden, pois ele esteve sete anos na guerra e ela casou com George Sibley (o homem mais poderoso da região). Mary é agora uma bruxa influente e tudo fará para que a sua espécie domine Salem.

A partir deste momento desaconselha-se a leitura a pessoas mais sensíveis ou a quem ainda não viu a série… Há toneladas de spoilers!

1. George Sibley tem um sapo dentro de si (episódio 1)

sapo sibley

Quando Alden regressa, Mary é a pessoa mais influente de Salem, pois o seu marido está bastante doente! O que os restantes habitantes da cidade puritana não sabem é que Tituba e Mary  lhe aplicaram um feitiço… Todas as noites Mary tem de alimentar o sapo que colocou no estômago do marido… Ela tem de o obrigar a regurgitar o sapo, alimenta-o com sangue e volta a inseri-lo pela boca do pobre coitado!

2. A morte de Corey (episódio 1)

Corey Death

Com Mary a controlar Mercy, esta aponta para Corey e denuncia-o por bruxaria (note-se que antes de apontar para o acusado, Mercy corta o próprio indicador com os dentes)! Na noite anterior, Corey havia confessado a Mary que a viu no ritual do seu aborto na floresta e ela não se pode dar ao luxo de ser descoberta… Cotton “julgou” Corey em praça pública, colocando pedras sobre ele… O som das suas costelas a partirem é horrível… E ainda há sangue a sair-lhe pela boca…

3. Mercy vomita sangue sobre Brigdet (episódio 2)

Mercy vomita

Mercy espalha o terror por Salem. Todos pensam que ela tem o poder de identificar bruxas. Sempre que Cotton a leva presa por uma trela, todos fogem para evitar o seu olhar! Começa mais um julgamento e Brigdet é a acusada de bruxaria. Quando é colocada em frente de Mercy, esta vomita sangue sobre a parteira da cidade. Não havendo dúvida de que se trata de uma bruxa, Bridget é enforcada… Vimos perfeitamente ela a sufocar até à morte, altura em que urinou em pleno cadafalso.

4. Uma cobra dentro de Mercy (episódio 4)

Cobra entra na boca de Mercy

O reverendo Lewis, pai de Mercy, prepara um exorcismo para terminar com o sofrimento da filha! E não é que consegue? Durante o ritual, uma cobra negra sai de dentro de Mercy… Trata-se de um dos familiares que o demónio deu a Mary Sibley. Graças a esta intervenção, a jovem começa a melhorar! Todavia, na noite seguinte Mary sob a sua aparência de bruxa, reaparece e reintroduz a cobra em Mercy… Pela boca!

5. George Sibley escreve bilhete com o próprio sangue (episódio 4)

George e o bilhete de sangue

Já no episódio 3, Sibley mostrou que pode estar debilitado, mas ainda tem forças para lutar contra o feitiço que a esposa lhe lançou! Não é que ele tenta provocar o próprio vómito para tentar retirar o sapo de dentro de si? Mesmo sangrando ele não desiste! Já no episódio 4 ele muda de estratégia: crava um pau afiado na sua perna de modo a obter sangue para escrever um bilhete a denunciar a esposa! (In)Felizmente ela descobre a missiva e destrói-a…

6. Hale manda cortar a face de um cadáver (episódio 5)

Hooke face

Alden seguiu Hooke até ao navio e mata-o para que este não denuncie o seu passado obscuro. Ao abrir a caixa que Hooke trazia, ele descobre o malum (um objeto que as bruxas querem utilizar para um enorme feitiço). Como o malum desaparece, Hale vai até ao “campo de cadáveres” e manda que cortem a face de Hooke… Mais tarde Tituba faz um feitiço para a face confessar que foi Alden que levou o objeto…

7. Noite de núpcias de Sibley e Mary (episódio 6)

Sexo Sibley e Mary

Mary, ao contar a sua história a Mercy, mostra-nos um pouco de como conseguiu chegar ao poder! Como Sibley já olhava para ela com cobiça, não foi difícil convencê-lo a casar-se… Na noite do casamento a união é consumada: o gordo e disforme corpo peludo de Sibley sobre a agoniada Mary é uma cena horrível… Quando o marido já dorme, Mary vomita para um balde…

8. Cotton e Alden são atacados por mortos-vivos (episódio 6)

Cotton e Alden atacados mortos vivos

Com uma bruxa em seu poder, Cotton e Alden levam-na para um local onde, com a ajuda da confluência dos astros, ela falará apenas a verdade. Tudo corre bem até que ela se liberta e lança um feitiço: todos os cadáveres que se encontram por perto voltam à vida e atacam a nossa dupla de heróis! Alguns desses mortos encontravam-se já em avançado estado de decomposição, uma cena visualmente pouco agradável.

9. George Sibley retira o sapo de dentro de si (episódio 8)

Sibley retira o sapo de dentro de si salem momentos

Sabendo que o Increase Mather está por perto e desconfia dela, Mary pede a Isaac que leve o seu marido para um hospital onde ele terá um tratamento inovador. Mas a viagem não corre como esperado… Pelo caminho dá-se um acidente e Sibley aproveita para abrir a sua própria barriga para retirar o sapo que tem dentro de si… Tituba ainda tenta ir resolver a situação, mas o Increase chega antes que isso aconteça! Sibley já não está sob a influência da esposa!

10. Uma aranha entra na boca de Sibley (episódio 9)

Aranha na boca de Sibley

Mary quer a todo o custo que o marido volte a estar sob o seu domínio… Quando todos os planos falham, Tituba envia a sua familiar – uma aranha que alimenta com o seu próprio sangue – para tratar do assunto. A aranha entra na boca de Sibley e tece fios metálicos que o impedirão de falar! Mesmo assim, Sibley desenvolverá uma nova forma de linguagem através de simples cuspo.

11. Increase Mather automutila-se com um cilício (episódio 10)

Increase automutila-se salem momentos

Quem acompanha esta série sabe perfeitamente que o Increase Mather é um religioso fervoroso! Para se penitenciar pelos seus erros, ele usa um cilício em torno do seu tronco… Um cilício é um objeto (ainda hoje utilizado) que magoa e que é utilizado para demonstrar o amor por Deus e para remissão dos pecados. À medida que ele vai pedindo desculpa pelos seus pecados, vai apertando o cilício provocando ainda mais feridas e, consequentemente, mais sangue…

12. Mercy dorme abraçada a um cadáver (episódio 11)

Mercy salem momentos

Com os puritanos atrás de si, Mercy não tem outro remédio a não ser refugiar-se na floresta. Como se sente sozinha e desprotegida, ela vai até ao local onde os cadáveres indignos são despejados e dorme abraçada a um! A determinada altura ela trata-os como se fossem a sua família… E, numa tentativa de fabricar uma faca, ela tira uma costela de um dos mortos e lambe um dos dedos no final da tarefa.

13. Cotton procura o malum no cadáver de Corey (episódio 12)

Cotton procura malum salem momentos

Para desviar as atenções de Mary, Tituba acusa Alden de ser o chefe das bruxas de Salem. No entanto, Cotton recusa aceitar que o seu melhor amigo seja bruxo! Trabalhando na defesa, Cotton descobre a importância do malum e quer ir procurá-lo… É aqui que Alden lhe diz que o enterrou junto do corpo de Corey. O corajoso Cotton desenterra o cadáver e remexe nas entranhas em putrefação! Só o som que se ouve na cena dá náuseas! Quando se certifica que o objeto desapareceu, Cotton retira as mãos completamente imundas de restos humanos em decomposição.

E pronto! Aqui termina uma lista bem desagradável! Hoje sai o último episódio desta temporada e certamente terá também os seus momentos nojentos… Não se esqueçam que a série foi renovada! Concordam com esta lista, ou encontraram outros momentos mais repugnantes que estes?

Rui André Pereira

 

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos