Salem em 13 momentos nojentos
| 13 Jul, 2014

Publicidade

Crónica especial! Como Salem termina hoje, resolvemos apresentar alguns dos momentos marcantes da série da WGN America… Tratando-se de um conteúdo inovador do canal, Salem bateu alguns dos recordes de audiências a que a WGN estava habituada! É verdade que a série não foi perfeita (alguns episódios foram bem fraquinhos), mas temos de reconhecer que houveram momentos marcantes!

O enredo da série situa-se nos fins do século XVII (as primeiras cenas são de 1685) na mítica cidade de Salem. Na altura em que o puritanismo da cidade lutava contra a invasão de bruxas, Mary tenta ignorar os seus sentimentos por Alden, pois ele esteve sete anos na guerra e ela casou com George Sibley (o homem mais poderoso da região). Mary é agora uma bruxa influente e tudo fará para que a sua espécie domine Salem.

A partir deste momento desaconselha-se a leitura a pessoas mais sensíveis ou a quem ainda não viu a série… Há toneladas de spoilers!

1. George Sibley tem um sapo dentro de si (episódio 1)

Quando Alden regressa, Mary é a pessoa mais influente de Salem, pois o seu marido está bastante doente! O que os restantes habitantes da cidade puritana não sabem é que Tituba e Mary  lhe aplicaram um feitiço… Todas as noites Mary tem de alimentar o sapo que colocou no estômago do marido… Ela tem de o obrigar a regurgitar o sapo, alimenta-o com sangue e volta a inseri-lo pela boca do pobre coitado!

2. A morte de Corey (episódio 1)

Com Mary a controlar Mercy, esta aponta para Corey e denuncia-o por bruxaria (note-se que antes de apontar para o acusado, Mercy corta o próprio indicador com os dentes)! Na noite anterior, Corey havia confessado a Mary que a viu no ritual do seu aborto na floresta e ela não se pode dar ao luxo de ser descoberta… Cotton “julgou” Corey em praça pública, colocando pedras sobre ele… O som das suas costelas a partirem é horrível… E ainda há sangue a sair-lhe pela boca…

3. Mercy vomita sangue sobre Brigdet (episódio 2)

Mercy espalha o terror por Salem. Todos pensam que ela tem o poder de identificar bruxas. Sempre que Cotton a leva presa por uma trela, todos fogem para evitar o seu olhar! Começa mais um julgamento e Brigdet é a acusada de bruxaria. Quando é colocada em frente de Mercy, esta vomita sangue sobre a parteira da cidade. Não havendo dúvida de que se trata de uma bruxa, Bridget é enforcada… Vimos perfeitamente ela a sufocar até à morte, altura em que urinou em pleno cadafalso.

4. Uma cobra dentro de Mercy (episódio 4)

O reverendo Lewis, pai de Mercy, prepara um exorcismo para terminar com o sofrimento da filha! E não é que consegue? Durante o ritual, uma cobra negra sai de dentro de Mercy… Trata-se de um dos familiares que o demónio deu a Mary Sibley. Graças a esta intervenção, a jovem começa a melhorar! Todavia, na noite seguinte Mary sob a sua aparência de bruxa, reaparece e reintroduz a cobra em Mercy… Pela boca!

5. George Sibley escreve bilhete com o próprio sangue (episódio 4)

Já no episódio 3, Sibley mostrou que pode estar debilitado, mas ainda tem forças para lutar contra o feitiço que a esposa lhe lançou! Não é que ele tenta provocar o próprio vómito para tentar retirar o sapo de dentro de si? Mesmo sangrando ele não desiste! Já no episódio 4 ele muda de estratégia: crava um pau afiado na sua perna de modo a obter sangue para escrever um bilhete a denunciar a esposa! (In)Felizmente ela descobre a missiva e destrói-a…

6. Hale manda cortar a face de um cadáver (episódio 5)

Alden seguiu Hooke até ao navio e mata-o para que este não denuncie o seu passado obscuro. Ao abrir a caixa que Hooke trazia, ele descobre o malum (um objeto que as bruxas querem utilizar para um enorme feitiço). Como o malum desaparece, Hale vai até ao “campo de cadáveres” e manda que cortem a face de Hooke… Mais tarde Tituba faz um feitiço para a face confessar que foi Alden que levou o objeto…

7. Noite de núpcias de Sibley e Mary (episódio 6)

Mary, ao contar a sua história a Mercy, mostra-nos um pouco de como conseguiu chegar ao poder! Como Sibley já olhava para ela com cobiça, não foi difícil convencê-lo a casar-se… Na noite do casamento a união é consumada: o gordo e disforme corpo peludo de Sibley sobre a agoniada Mary é uma cena horrível… Quando o marido já dorme, Mary vomita para um balde…

8. Cotton e Alden são atacados por mortos-vivos (episódio 6)

Com uma bruxa em seu poder, Cotton e Alden levam-na para um local onde, com a ajuda da confluência dos astros, ela falará apenas a verdade. Tudo corre bem até que ela se liberta e lança um feitiço: todos os cadáveres que se encontram por perto voltam à vida e atacam a nossa dupla de heróis! Alguns desses mortos encontravam-se já em avançado estado de decomposição, uma cena visualmente pouco agradável.

9. George Sibley retira o sapo de dentro de si (episódio 8)

Sabendo que o Increase Mather está por perto e desconfia dela, Mary pede a Isaac que leve o seu marido para um hospital onde ele terá um tratamento inovador. Mas a viagem não corre como esperado… Pelo caminho dá-se um acidente e Sibley aproveita para abrir a sua própria barriga para retirar o sapo que tem dentro de si… Tituba ainda tenta ir resolver a situação, mas o Increase chega antes que isso aconteça! Sibley já não está sob a influência da esposa!

10. Uma aranha entra na boca de Sibley (episódio 9)

Mary quer a todo o custo que o marido volte a estar sob o seu domínio… Quando todos os planos falham, Tituba envia a sua familiar – uma aranha que alimenta com o seu próprio sangue – para tratar do assunto. A aranha entra na boca de Sibley e tece fios metálicos que o impedirão de falar! Mesmo assim, Sibley desenvolverá uma nova forma de linguagem através de simples cuspo.

11. Increase Mather automutila-se com um cilício (episódio 10)

Quem acompanha esta série sabe perfeitamente que o Increase Mather é um religioso fervoroso! Para se penitenciar pelos seus erros, ele usa um cilício em torno do seu tronco… Um cilício é um objeto (ainda hoje utilizado) que magoa e que é utilizado para demonstrar o amor por Deus e para remissão dos pecados. À medida que ele vai pedindo desculpa pelos seus pecados, vai apertando o cilício provocando ainda mais feridas e, consequentemente, mais sangue…

12. Mercy dorme abraçada a um cadáver (episódio 11)

Com os puritanos atrás de si, Mercy não tem outro remédio a não ser refugiar-se na floresta. Como se sente sozinha e desprotegida, ela vai até ao local onde os cadáveres indignos são despejados e dorme abraçada a um! A determinada altura ela trata-os como se fossem a sua família… E, numa tentativa de fabricar uma faca, ela tira uma costela de um dos mortos e lambe um dos dedos no final da tarefa.

13. Cotton procura o malum no cadáver de Corey (episódio 12)

Para desviar as atenções de Mary, Tituba acusa Alden de ser o chefe das bruxas de Salem. No entanto, Cotton recusa aceitar que o seu melhor amigo seja bruxo! Trabalhando na defesa, Cotton descobre a importância do malum e quer ir procurá-lo… É aqui que Alden lhe diz que o enterrou junto do corpo de Corey. O corajoso Cotton desenterra o cadáver e remexe nas entranhas em putrefação! Só o som que se ouve na cena dá náuseas! Quando se certifica que o objeto desapareceu, Cotton retira as mãos completamente imundas de restos humanos em decomposição.

E pronto! Aqui termina uma lista bem desagradável! Hoje sai o último episódio desta temporada e certamente terá também os seus momentos nojentos… Não se esqueçam que a série foi renovada! Concordam com esta lista, ou encontraram outros momentos mais repugnantes que estes?

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters junho 2024

those about to die

Recomendamos