This is Us – 01×14 – I Call Marriage
| 11 Fev, 2017

Publicidade

Em vésperas de Dia dos Namorados, Jack, Toby e Kevin dão o seu melhor para surpreenderem as suas caras-metade. Temos assim um episódio com um toque romântico, provas de amor e sentimentos à flor da pele.

Antes de entrarmos no centro do romance que pontuou o ritmo esta semana, uma breve passagem pelo núcleo que esteve numa página diferente dos restantes neste episódio, o de Randall, que lida com a proximidade da perda de William. William vê o tempo escassear e tenta aproveitá-lo ao máximo, incluindo madrugadas para ensinar a neta mais velha a dominar o xadrez e com resultados práticos, uma vez que esta vence um torneio. Já Randall parece estar a viver um momento de negação quanto à falta de tempo de vida do seu pai, irritando-se com a ideia de que o avô e as netas têm pouco tempo para partilhar, enervando-se na procura de cuidados paleativos ou negligenciando de certa forma o trabalho, não estando, ao mesmo tempo, presente a 100% junto da família. Terá de ser a força de Beth e do próprio William e o amor das filhas a trazerem-no de volta ao de cima.

Entrando no romance, comecemos por Toby, que foi até ao acampamento transformacional onde Kate enfrenta os seus traumas com o excesso de peso. Toby estava com saudades, mas esse não era o principal motivo para estar ali, foi dar-lhe força, uma mala cheia de mimos, e passou ainda um dia alinhando nas atividades do acampamento e por fim despediu-se dela, deixando-lhe algo com um grande valor sentimental para ele, à semelhança do que também Kate representa na sua vida, um anel herdado da sua avó. A atitude de Toby deixa Kate determinada a não sabotar a sua missão e a levar o seu objetivo até ao fim.

Kevin está determinado em reconquistar o amor da sua vida, Sophie, com quem fora casado. Quer demonstrar que nunca deixou de pensar nela, quer mostrar que mudou ao longo destes 12 anos. E a verdade é que não se sai nada mal. Desde lembrar-se da roupa que Sophie vestia no dia em que se conheceram até lembrar-se da mesa onde deram o primeiro beijo, as batatas a que Sophie não resistia… Há uma certa harmonia poética nesta tentativa de reconstrução do que foi interrompido no passado. Acontece que Sophie está agora num período estável da sua vida, tem um bom companheiro… Mas uma conversa mais longa proporcionada por perturbações na linha de metro (algo que nunca pensei que poderia ter um lado vantajoso) pode ter dado uma oportunidade a Kevin. A verdade é que no dia seguinte ele disse que esperaria por ela na famosa mesa e ela compareceu.

Antes de entrar na essência da sequência Rebecca-Jack, uma pequena nota: do ponto de vista da caracterização, não deve ser de todo fácil “gerar” Rebeccas e Jacks mais novos ou mais velhos para as diferentes fases da vida dos seus filhos, mas no episódio do jogo de futebol americano que opôs Randall a Kevin já tínhamos visitado a fase da adolescência dos irmãos e, nessa fase, não sei se terão notado, Jack e Rebecca pareciam mais velhos que neste episódio que parece vir no seguimento desse momento, pelo que a caracterização terá pecado por falta de consistência. O lado bom dessa falha é que temos a bela Mandy Moore sem estar disfarçada debaixo duma densa caracterização.

E seguimos para o mestre do romance em This is Us, Jack. O episódio começa com imagens do casamento de Jack e Rebecca, com o brinde de Miguel acompanhado por imagens do verdadeiro compromisso e significado do casamento, a união em cada momento, desde a diversão a dois na banheira até aos momentos de doença, passando por muitos altos e baixos, momentos de tristeza ou pura felicidade pelo meio. E Rebecca e Jack, ao contrário de Miguel e Shelly, que não conseguiram cumprir esse compromisso, sempre honraram o seu com muita dedicação e amor à mistura. É na adolescência dos três filhos do casal que começámos a ver, já noutros episódios, sinais de distanciamento entre Jack e Rebecca, mas neste, e face à notícia da separação de Miguel e Shelly, parecem decididos a inverter esse rumo. Jack prepara uma surpresa romântica, uma noite de regresso ao primeiro apartamento que partilharam, um lugar cheio de memórias dos primeiros tempos de paixão entre os dois, desta vez decorado com iluminações para criar o clima certo para a noite do casal. A cena termina com o relembrar dos bonitos e genuínos votos que trocaram no dia do seu casamento e que apesar dos desafios que a vida lhes colocou, sempre fizeram por cumprir. Já vimos anteriormente que ambos fizeram imensos sacrifícios um pelo outro. Neste episódio, Rebecca abdica mais uma vez de uma oportunidade na música, reconhecendo tudo o que Jack faz por ela e pela família. This is Us continua assim a dar excelentes exemplos a seguir no compromisso das relações.

André Borrego

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos