This is Us – 01×10 – Last Christmas
| 10 Dez, 2016

Publicidade

O episódio natalício de This is Us trouxe-nos uma montanha russa de emoções, oscilando da alegria ao desespero, e esteve repleto de surpresas, drama, reencontros e um final totalmente inesperado.

Last Christmas começa na noite de Natal de 1989 da família Pearson. E num momento no qual, cada vez mais, assistimos a um consumismo crescente e a um enfoque sobre o conceito material que “tenta” encobrir a verdadeira essência do Natal, This is Us relembrou-nos dos mais altos valores do Natal, do verdadeiro significado e do que realmente importa. Kate contava presentes e os irmãos regateavam por dinheiro da avó, quando uma súbita apendicite de Kate mudou os planos da consoada.

Aí foi o trio, junto com os seus pais, rumo a uma noite de Natal no hospital. No hospital, quis a força do destino que o principal responsável por trazer ao mundo os gémeos em segurança, e por ter motivado Jack a tornar Randall parte da família, estivesse numa cama de hospital, naquela precisa noite, depois de um acidente de carro. A experiência de uma carreira levava-o a querer que a hemorragia interna que o acidente provocara seria o seu fim. Mas a família Pearson e o seu otimismo característico pensavam de modo diferente, até porque, segundo eles, “nada de mal acontece no Natal”. Foi curioso assistir a esta troca de papéis: 9 anos atrás, era o Doutor K. quem sossegava os receios dos pais Pearson e lhes dava força para acreditarem que tudo ia correr bem. Agora eram Rebecca e Jack quem transmitia energia positiva ao Dr. K, acreditando que tudo correria pelo melhor. E o que dizer do exemplo de Randall, da sua generosidade para com Dr. K, que o levou a gastar o dinheiro que a avó lhe dera numa bola de neve que alegrasse o Dr. K porque a partilha é a base do Natal, ao longo da nossa vida vamos percebendo o prazer imensuravelmente superior que é dar em vez de receber. A recompensa está no sorriso que arrancamos, na alegria que despertamos, num coração solitário que preenchemos, nem que seja por breves momentos e Randall, com apenas 9 anos, fê-lo genuinamente. O facto é que o Dr. K parece ter saído vencedor desta luta quando as probabilidades jogavam contra si e, tendo a sua família longe, teve a gratidão e compaixão da família Pearson para o acompanhar nestas horas difíceis.

No tempo presente, a peça de Kevin parece estar com os dias contados depois do súbito desaparecimento da protagonista face aos acontecimentos recentes. Mas esta época é também de grandes resoluções e depois de ouvir a eloquência de Sloane a contar uma história de Hannukah (comemoração “natalícia” dos Judeus) aos seus sobrinhos, faz-se luz para Kevin, acredita que ela pode ser a protagonista e podem os dois montar a peça e torná-la realidade. Estas grandes resoluções muitas vezes são desproporcionadas e apenas motivadas pelo calor das festividades, mas cá estaremos a torcer pelo sucesso de Kevin.

No jantar de Natal da empresa de Randall, somos presenteados com outro alerta por parte de This is Us. Randall é confrontado com uma tentativa de suicídio em plena véspera de Natal. E nunca é demais lembrar que enquanto estamos juntos com as nossas famílias, a partilhar a felicidade e espírito da época, há pessoas que estão a passar dificuldades, estão sozinhas e precisam que alguém lhes estenda a mão. No Natal, os problemas do mundo não se vão resolver por magia e há pessoas que podemos ajudar com simples gestos. É possível privarmo-nos de certos luxos supérfluos e substituir o consumismo por solidariedade. E Randall, com o que passou na sua vida, sabe que por mais difíceis que as coisas pareçam, há sempre uma alternativa melhor que desistir e demove o colega da sua decisão.

William, bafejado pelo conforto que o filho lhe proporcionou nos últimos meses, também não esqueceu os seus amigos, que estiveram com ele nos momentos mais difíceis. E traz o seu melhor amigo, ou talvez algo mais, para junto da festa de natal familiar em casa de Randall. Mais um brilhante ator para juntar a este elenco de luxo, Denis O’Hare (American Horror Story).

Kate está a braços com uma das maiores decisões da sua vida, a operação para perder peso. É-lhe apresentado um longo e tortuoso caminho, cheio de privações e riscos, mas que lhe trará um dos bens mais preciosos de todos se cumprir as indicações, saúde. E ela só precisa de alguém que a apoie nesta decisão difícil. E esse alguém chega de modo inesperado à festa familiar, com um barrete de Pai Natal e com a alegria contagiante e o humor que só Toby tem.

O espírito de Natal está instalado, a família está toda reunida, as mágoas e ressentimentos recentes foram colocados para trás das costas, a alegria paira no ar, está montada uma verdadeira festa de Natal em família! Porém, ao contrária da visão otimista da família Pearson, a verdade é que também acontecem coisas más no Natal e This is Us parte para a interrupção de fim de ano, deixando-nos de coração nas mãos, depois de um ataque cardíaco que deixa Toby a lutar pela vida, precisamente depois de se ter decidido a retomar os bons hábitos, pela Kate e pela sua saúde.

Há 10 episódios atrás, escrevia aqui que esta série prometia emocionar-nos e que, cada vez mais, iríamos torcer pelo sucesso das batalhas de cada elemento desta família. This is Us tem superado todas as expectativas, os fãs já se sentem parte desta família e com certeza torcem para que a vida lhes sorria. Ninguém fica indiferente às mensagens e valores que esta série transmite e começam a aparecer as primeiras nomeações para prémios. Boas festas para todos os fãs de This is Us e em janeiro cá estaremos para continuarmos a acompanhar cada passo desta família adorável. Esta primeira metade, ainda que com um final dramático, fechou com chave de ouro, com um episódio imbuído do verdadeiro espirito do Natal.

André Borrego

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos