The Watcher – Review da 1.ª temporada
| 24 Out, 2022
6.5

Publicidade

The Watcher foi anunciada no Tudum e desde o evento que estava ansiosa pela sua estreia. A série, baseada em eventos verídicos e criada por Ryan Murphy, chegou no dia 13 de outubro à Netflix e está no primeiro lugar das mais vistas em Portugal. The Watcher alia mistério e drama com um toque de terror e é protagonizada por Naomi Watts e Bobby Cannavale, que dão corpo ao casal Brannock, Nora e Dean.

Em The Watcher acompanhamos os Brannock, que adquiriram a casa dos seus sonhos, uma casa enorme com uma arquitetura linda, com um exterior incrível e num bairro de sonho. Tudo indicava ser perfeito! Após a mudança para a casa nova, recebem uma carta sinistra e muito estranha assinada por alguém que se denomina The Watcher (O Vigilante). Na carta, refere que é o vigilante do bairro há algumas décadas e que está a ver tudo, que nunca vão saber quem ele é e que pode ser qualquer pessoa. Depois desta carta sucedem-se outras, cada vez mais sinistras e evasivas. Isso, aliado a vários eventos que começam a acontecer na vida dos Brannock, torna-se um verdadeiro inferno.

Logo no episódio piloto são-nos apresentados os vários vizinhos que nos vão acompanhar nesta história. Qualquer pessoa que compra uma casa nova teme pela vizinhança, é um fator que tanto pode tornar a nossa vida muito melhor como pode torná-la num autêntico caos. Além das cartas conhecemos uns vizinhos estranhos e muito pouco amistosos. Temos Pearl (Mia Farrow) e o seu irmão Jasper (Terry Kinney), que fazem parte da Sociedade de Preservação Local, e Jasper parece ter um amor obsessivo pela casa. Há também Mitch (Richard Kind) e Mo (Margo Martindale), que gostam de observar muito atentamente todas as movimentações que a família faz. Outras personagens secundárias de grande importância são: Karen (Jennifer Coolidge), a agente imobiliária, o detetive Chamberland (Christopher McDonald) e a detetive Birch (Noma Dumezweni).

As personagens secundárias merecem um destaque. Estão muito bem construídas, todas têm algo que as distingue e cada uma desempenha um papel importante ao longo da história. Consegue ser tudo tão caricato no início que senti mais uma vibe cómica do que de mistério, o que não foi necessariamente mau porque me entusiasmou para continuar a ver mais e descobrir a verdade por detrás desta estranheza. Parecia-me óbvio que aqueles vizinhos estavam envolvidos com alguma coisa e a minha curiosidade não me permitiu parar até terminar todos os episódios.

Rapidamente a vibe cómica se desvanece e passei a sentir tensão com tudo o que acontece a esta família: as cartas, a pressão psicológica com que passaram a viver e o medo constante de estarem sempre a ser seguidos e invadidos na sua privacidade. O mistério é uma constante em The Watcher e existem vários plot twists durante os episódios; não há nenhum momento de sossego e calma. Senti-me uma espécie de detetive a tentar adivinhar quem estaria por detrás de tudo, quem seria o verdadeiro vigilante.

Só de imaginar que alguém realmente viveu isto parece surreal. Fazer um investimento enorme na compra de uma casa que depois se torna num verdadeiro inferno de onde não há saída fácil e onde tudo e todos parece estar contra eles… Como a compra de uma casa pode estragar a vida de uma família…

Não sinto que ganhei muito ao ter visto The Watcher. Tem um final com que não contava, mas não é uma história com uma mensagem forte ou que traga algo de diferente e que a destaque perante outras séries do mesmo género. Ainda assim não posso dizer que não tenha gostado. Prendeu-me até ao fim com todo o suspense e é um mistério que se quer desvendar.

Melhor episódio:

Episódio 5 – Occam’s Razor Foi o episódio em que apanhei um susto brutal, em que estive mais tensa e no qual a história começa a ter uma reviravolta.

Personagem de destaque:

Theodora Birch (Noma Dumezweni) – É a detetive que ajuda a investigar o caso e ganhei um carinho especial por ela, que acaba por criar uma relação de amizade com a família e ajuda-os muito mais do que uma simples detetive.

Temporada: 1
Nº Episódios: 7
6.5
8
Interpretação
5
Argumento
7
Realização
5
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos