Passaporte Para Liberdade – Review da Minissérie
| 03 Jan, 2022

Publicidade

[Não contém spoilers]

Minissérie

N.º de episódios: 8

Passaporte Para Liberdade é uma minissérie que conta a história de Aracy de Carvalho, a responsável pela Secção de Passaportes no Consulado do Brasil em Hamburgo, na Alemanha, no período da Segunda Guerra Mundial e alguém que ajudou a salvar centenas de judeus da morte.

Alguns historiadores contestam a veracidade dos acontecimentos retratados na série, embora a Globo defenda que desenvolveu uma pesquisa própria que corrobora a história narrada, mas foi fácil abstrair-me disso tudo, até porque mesmo que seja inspirada em pessoas e eventos reais, trata-se de uma obra de ficção e não de uma série documental.

É certo que Passaporte Para Liberdade aborda um tema que me interessa desde há muito tempo, mas superou todas as expectativas.  Já tinha visto episódios de séries brasileiras, durante a infância vi também muitas novelas brasileiras, mas nunca mais tinha consumido nada, do início ao fim, do país. Fiquei com vontade de ver mais!

A série tem um elenco muito sólido e depressa ultrapassei a estranheza de ouvir os atores (que são brasileiros, sobretudo, mas não só) a falar inglês (muito bem, na maioria), pois fiz questão de ver a série da forma como foi feita originalmente. Não estou habituada a legendas em português do Brasil, mas teve que ser. Fora essas pequenas questões, tudo o resto merece elogios, a começar pela banda sonora, que até critiquei no primeiro episódio, mas que passou a ser mais bem utilizada. Aliás, a música de introdução é muito bonita!

No entanto, como em qualquer boa série, o melhor acaba por ser mesmo a história contada. Passaporte Para Liberdade é emocionante e transporta-nos para um período muito negro da História, captando o medo e o perigo que se faziam sentir, quer através de personagens judeus em particular, como através das provações da comunidade judia como um todo, sem esquecer a angústia daqueles que queriam fazer alguma coisa para ajudar a salvar vidas. Também é muito interessante que a série tenha abordado a dificuldade que tantas pessoas, incluindo judias, tiveram em acreditar, num período inicial, que de facto corriam perigo de vida. Muitos não conseguiam imaginar que os nazis tivessem mesmo a intenção de acabar com a população judaica. Quase o conseguiram, é verdade. No entanto, pessoas como Aracy, mas também João de Guimarães Rosa, fizeram o que puderam para ajudar, colocando as próprias vidas em risco nalgumas situações. Não se sabe ao certo o número de pessoas que Aracy de Carvalho conseguiu salvar, mas essas pessoas tiveram filhos, que por sua vez também asseguraram descendência. Pessoas que se não tivessem conseguido ir para o Brasil, teriam morrido, quase de certeza, mas que assim geraram novas gerações. No final dos episódios (exceto do último), vemos precisamente os testemunhos de familiares de pessoas que foram salvas pela coragem de Aracy. É um toque especial dado à série e que confesso que me emocionou.

Se te interessas pelo tema da Segunda Guerra Mundial, Passaporte Para Liberdade é uma minissérie a não perder!

Melhor episódio:

Episódio 7: O perigo intensifica-se com o aumento das deportações. Há também o perigo dos bombardeamentos, que obrigam a população a esconder-se em abrigos. Aracy e João ficam de mãos e pés atados, visto que as pessoas judias estão agora proibidas de sair da Alemanha. João ouve o testemunho de um soldado que esteve na frente de combate e que foi obrigado a fazer coisas inimagináveis. Há uma maior tomada de consciência para os horrores perpetrados pelos nazis. O episódio está repleto de tensão e revela-se o mais emocionante da trama. 

Personagem de destaque:

Aracy de Carvalho (Sophie Charlotte) – A escolha não podia ser outra, pois Aracy é a alma da série. É uma personagem muito forte numa época em que essa não era uma característica apreciada nas mulheres, mas com um lado muito generoso, como demonstrou para com todos os que se cruzaram na sua vida. A relação com Edu, o filho, também era muito terna e gostei ainda imenso de ver o envolvimento de Aracy com João.

Diana Sampaio

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos