A Makanai: Na Cozinha da Casa Maiko – 01×01 – Mudanças
| 13 Jan, 2023
6.85

Publicidade

Chegou à Netflix A Makanai: Na Cozinha da Casa Maiko (em inglês, The Makanai: Cooking for the Maiko House), a nova série do realizador japonês Hirokazu Kore-eda, mais conhecido pelos seus filmes, dois dos quais receberam grande reconhecimento no prestigiado Festival de Cannes. Em 2013  Like Father, Like Son, venceu o Prémio do Júri, e em 2018, com Shoplifters, venceu a Palma de Ouro de Cannes.

Desta vez, é no pequeno ecrã que, enquanto showrunner, argumentista e realizador, nos mostra a cultura tão particular das gueixas ou, utilizando o termo japonês, geiko. A série é inspirada no manga Maiko-san chi no makanai-san, de Aiko Koyama.

A série de ficção acompanha a vida de duas amigas de 16 anos, Kyio (Nana Mori) e Sumire (Natsuki Deguchi), que, vindas da cidade de Aomari, se mudam para Quioto para se tornarem aprendizes de gueixa (maiko), as animadoras profissionais tradicionais japonesas.

Enquanto Sumire rapidamente capta os novos ensinamentos, moldando-se facilmente às práticas que aprende, Kiyo parece não partilhar a mesma vocação. Contudo, esta não tarda a ser-nos revelada: o seu gosto pela cozinha japonesa, que é desde cedo notório. E, por isso, os espectadores são maravilhados com deliciosos e detalhados planos da comida (a começar pelo próprio genérico) que a personagem prepara com toda a serenidade.

Ficamos a conhecer alguns dos sacrifícios a que as geiko são sujeitas e “luxos” da vida moderna dos quais devem abdicar, como por exemplo a utilização de telemóveis. As jovens maiko devem respeitar uma determinada conduta, pelo que ao longo da série, como é discretamente sugerido ao longo do episódio, hão de surgir desafios impostos pela vida “comum”, que entrarão em choque com as regras que estas jovens devem seguir.

A ênfase atribuída à cultura japonesa é grande, não só através da representação das tradições geiko, mas pela espécie de celebração que é feita à cultura gastronómica japonesa, tratada com uma enorme delicadeza e afeto.  É de elogiar o desempenho da atriz Nana Mori, que através do seu olhar doce e inocente nos delicia com uma honestidade difícil de esquecer. O seu entusiasmo em preparar uma refeição é contagiante.

Uma série que promete momentos de cuidado, amor e conforto através da comida que é nada mais do que um símbolo de união. Esta parece-me uma ótima escolha para quem quer aprender mais sobre uma cultura tão rica como a do Japão.

6.85
7
Interpretação
6.5
Argumento
7
Realização
7
Banda Sonora

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos