Five Days at Memorial – 01×01 – Day One
| 12 Ago, 2022
8.1

Publicidade

Chega-nos hoje, 12 de agosto, à Apple TV + os três primeiros episódios da minissérie Five Days at Memorial, uma adaptação do livro homónimo de Sheri Fink. Five Days at Memorial é baseado em factos reais e acompanha as dificuldades no hospital Memorial, em Nova Orleães, nos cinco dias após a passagem do furacão Katrina.

A minissérie pretende explorar se a equipa médica liderada pela Dr.ª Pou (Vera Farmiga) terá tomado as decisões corretas ou se terá sido negligente, isto porque após a passagem do furacão foram encontrados 45 corpos. Terá sido negligência e existiram culpados ou foi um triste acaso deste devastador acontecimento natural?

O que mais destaco neste Day One de Five Days at Memorial é a utilização de imagens reais dos acontecimentos do Katrina; somos transportados para uma violência natural e ensurdecedora. A realização integrou estas imagens muito bem durante o episódio e, não bastando a força visual, foram utilizados efeitos sonoros que me conseguiram transportaram para o caos que terá sido. Tive muitas vezes de baixar o som da televisão. Acho que foi uma decisão que pode não ser do agrado de todos, mas pessoalmente gostei deste apontamento.

Outro pormenor de que gostei no episódio foi que não senti que dramatizaram em excesso. Claro que se tratando de uma adaptação para a televisão tem de existir dramatização e algum exagero em relação à realidade, no entanto, sinto que foram subtis. Temos mais vibes de documentário e menos de série dramática de hospital. Captaram muito bem a aparente calma da equipa de profissionais de saúde e a tensão que vai aumentando à medida que o furacão Katrina se intensifica e começa a fazer estragos e em que se apercebem que não têm muito dentro do controlo.

A cena final é muito boa e deu-me vontade de consumir de imediato o episódio seguinte. Vera Farmiga é sempre ótima e com uma performance fantástica. Fiquei agradavelmente surpreendida com este primeiro episódio. Vão ser oito com cerca de 50 minutos cada e tenciono acompanhar a história até ao fim. E tu? Vais fazer-nos companhia nesta tempestade?

God help us!

8.1
8
Interpretação
8
Argumento
8.5
Realização
7.5
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos