Operação Maré Negra – 01×01 – Episódio 1
| 26 Fev, 2022

Publicidade

No dia 24 de Fevereiro abriram-se as portas do teatro Tivoli em Lisboa, para assistir à antestreia do episódio piloto de Operação Maré Negra, a primeira série luso-espanhola da Prime Video, que conta com nomes portugueses como Nuno Lopes, Lúcia Moniz, Luís Esparteiro, entre outros.

Baseada em factos verídicos, a série remete-nos para o mundo do narcotráfico e conta a história de três homens que atravessaram o Atlântico num submarino construído de forma artesanal e carregado com mais três toneladas de cocaína. No primeiro episódio ficamos a conhecer Nando, interpretado pelo ator espanhol Álex Gonzáles, um lutador de boxe amador que ajuda o avô na pesca para seu sustento. Habituado a uma vida humilde, não hesita quando surge a possibilidade de ganhar muito dinheiro a traficar droga. Este conta com a ajuda do seu amigo Sérgio, interpretado pelo ator português Nuno Lopes, para uma operação de recolha de cocaína que acaba por correr mal e ambos ficam em maus lençóis, sendo forçados a aceitar a missão de risco que implica trazer do Brasil para a Galiza, dentro de um submarino artesanal, várias toneladas de cocaína.

Ao contrário do que muitas vezes acontece, este é um primeiro episódio em que há um enquadramento muito completo da história do personagem principal e toda a trama acaba por se desenrolar, prendendo-nos ao ecrã com vários momentos mais dramáticos e também de ação.

O tema do narcotráfico tem sido apresentado várias vezes em séries de renome internacional, o que na minha opinião acaba por dificultar a chegada de novas histórias. No entanto, esta ganha algum destaque por se tratar de um caso verídico que nos aguça a curiosidade para saber como é que vai terminar. Outra das sensações que me transmitiu é que estamos perante o efeito La Casa de Papel, em que acabamos por torcer pelos protagonistas mesmo sabendo que estes estão a cometer um crime.

Considero que um dos pontos mais fortes do episódio piloto de Operação Maré Negra (Operación Marea Negra, no título espanhol) são os cenários gravados no norte de Portugal, Galiza e Corunha. Esta é uma minissérie de quatro episódios que chegou à Prime Video a 25 de fevereiro e tem estreia marcada na RTP1 a 14 de março.

Inês Nota

Imagem cedida pela Prime Video.

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos