The Journalist – 01×01 – Episódio 1
| 16 Jan, 2022

Publicidade

[Pode conter spoilers]

A Netflix continua a apostar em séries internacionais e The Journalist é a mais recente aposta japonesa do canal de streaming. Esta série acompanha Anna Matsuda (Ryôko Yonekura), uma repórter do jornal Touto News, que mostra logo nos momentos inicias deste episódio 1 de The Journalist que não tem problemas em fazer perguntas e/ou investigar casos problemáticos envolvendo o governo, pelo que acabará por ficar responsável por investigar um caso de corrupção envolvendo uns terrenos e a Eishin Academy.

É neste seguimento que, para além do Diretor-Geral Financeiro do Ministério das Finanças e do Conselheiro Especial do Primeiro-Ministro, ficamos a conhecer Shinichi Murakami (Gõ Ayano), o assistente da Primeira-Dama do Japão e intermediário dos acordos manhosos entre os diferentes organismos do governo. Ryo Kinoshita (Ryusei Yokohama) é um jovem que entrega jornais e que vai ganhar um interesse particular pelo caso de corrupção; Kazuya Suzuki (Hidetaka Yoshioka) foi transferido para o Departamento Financeiro de Chubu e vê-se obrigatoriamente envolvido no encobrimento do caso referente aos terrenos. A história de todos eles chamou-me a atenção, mas a de Kazuya foi a que me despertou mais curiosidade, especialmente porque gostei instantaneamente do personagem, já para não falar que foi impossível não sentir um pouco de pena dele, pelo que quero ver como é que ele se vai desenrascar daquela alhada.

Confesso que a única coisa que eu sabia sobre The Journalist era o nome da série. O facto de muitas vezes decidir ver pilotos sabendo pouco ou nada sobre os mesmos acaba por me proporcionar agradáveis surpresas, permitindo-me ver séries que muito provavelmente não iria ver, quer fosse por não serem do género que me costuma chamar a atenção, quer por passarem totalmente despercebidas, especialmente pela enorme quantidade de variedade que existe. The Journalist seria, sem dúvida, um desses casos, o que seria uma pena, porque, realmente, as séries internacionais chamam-me bastante à atenção, especialmente pelo contacto com outras culturas e outras línguas.

No entanto, apesar disso, e de ter achado a história apresentada neste Episódio 1 de The Journalist promissora, principalmente para quem gosta de séries em torno de corrupção, política e jornalismo, tenho que admitir que esta não entrou para a lista de prioridades. Não digo que não vou ver, pois até fiquei curiosa para saber como é que a história se vai desenvolver, mas ainda vou ter que pensar duas vezes. Portanto, tenciono ver o resto da série, mas muito provavelmente não será para já.

Ainda para mais, tenciono ver primeiro o filme do qual esta série é adaptada antes de partir para os restantes episódios. Penso que isso facilitará bastante uma melhor perceção não só da série em geral, mas especialmente deste primeiro episódio de The Journalist, pois confesso que achei o início um pouco confuso. Não deixa de ser normal isso acontecer, não só porque não conhecemos os personagens nem as suas ligações – e por isso pode ser um pouco mais difícil ao início conseguir associar quem é quem, quem é que fez o quê, e quem está interligado com quem – principalmente quando ainda é um número considerável de personagens e não estamos tão familiarizados com a língua. No entanto, quer-me parecer que, se tivermos visto o filme primeiro, essa confusão possa ser ligeiramente dissipada.

Cármen Silva

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos