Vigil – 01×01 – Episode 1
| 27 Dez, 2021

Publicidade

A nova série policial, Vigil, mostra-se emocionante, cheia de mistério e, acima de tudo, viciante, com o seu primeiro episódio

Depois de um trágico e sombrio naufrágio de um pequena traineira em águas britânicas e de uma morte imprevisível por overdose no submarino nuclear HMS Vigil, a inspetora Amy Silva (Suranne Jones) é chamada a bordo para investigar o caso.

O episódio começa com o primeiro acidente, que tira a vida a todos aqueles que se encontravam a bordo. Não se percebe como, nem a razão pela qual o barco acaba por se afundar, mas percebemos que um dos cabos principais se prende a algo indesejado e, acima de tudo, inesperado. Mais tarde entendemos, de acordo com Newsome (Paterson Joseph), que esse ‘algo’ seria um submarino inimigo que andava a seguir todos os passos do submarino escocês HMS Vigil. No entanto, também não se entende bem o porquê, apenas que, aparentemente, existe uma guerra e uma batalha desconhecida em águas profundas. 

Assim, é fácil de compreender que existe uma grande possibilidade de as duas ocorrências estarem interligadas, visto que a vítima que acaba por morrer a bordo do Vigil era Craig Burke (Martin Compston), o primeiro membro do submarino a dar conta que algo se passava a menos de uma milha do local exato onde se encontravam. Esse algo era, nem mais, nem menos, o naufrágio da traineira. 

Quando chega a bordo, Amy apercebe-se de que existe algo que ninguém parece querer admitir, uma espécie de sombra que paira sobre todos aqueles que se encontram naquele submarino: são todos bastante reservados e poucos são os que se abrem com a inspetora de modo a que esta consiga, efetivamente, desvendar o sucedido. Será que Burke se quis propositadamente matar ou será que foi assassinado?

Paralelamente, Kirsten Longacre (Rose Leslie) investiga, em terra, as possíveis causas da morte e do terrível acidente da traineira. No fim do episódio, encontra algo que, muito provavelmente, será a primeira grande pista que levará ao entendimento do que ocorreu a bordo do Vigil. Apercebemo-nos, também, de que a relação entre Amy e Kirsten é bastante próxima. Contudo, não conseguimos, para já, entender o quanto. Sabemos apenas que são amigas e que Kirsten parece conhecer os traumas de Amy, que se mostra apreensiva por passar três dias debaixo de água e que aparenta ter perdido a família num acidente de carro.

Episode 1 é apenas o primeiro de seis episódios e, com apenas uma hora, promete uma intensidade abismal e diferente do habitual: três dias num submarino, sem qualquer comunicação com o exterior e uma morte para investigar. O que poderá correr mal? Vigil é assustadora, vigorosa e, literalmente, de cortar a respiração. Quanto tempo conseguirá Amy aguentar debaixo de água?

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos