Classificação

7.5
Interpretação
7.5
Argumento
8
Realização
6
Banda Sonora

[Não contém spoilers]

Estreou ontem à noite, na RTP2, o primeiro episódio da minissérie britânica Us.

Trata-se de uma comédia dramática baseada no livro de David Nicholls e conta a história de um casal, Connie (Saskia Reeves) e Douglas Petersen (Tom Hollander), que está junto há mais de 20 anos. No entanto, pouco antes de o filho sair de casa para ir para a universidade, Connie diz a Douglas que quer a separação. No entanto, os dois acabam por decidir manter a viagem que tinham planeada com o filho, Albie (Tom Taylor) e fica no ar a esperança numa ‘reconciliação’.

Us é aquilo a que se pode chamar uma série fofinha. A premissa é simples, mas a verdade é que, muitas vezes, a simplicidade não é uma coisa má. Aqui não o é. Apesar de a separação estar em cima da mesa para este casal, há alguma coisa neles que parece resultar, talvez porque não se tornaram naquelas pessoas que começaram a odiar-se ao longo dos anos. Aliás, eles parecem gostar da companhia um do outro e respeitar-se, só que, a determinada altura, a ‘chama’ na relação perdeu-se. No entanto, a chama estava bem presente no início, como podemos testemunhar através dos flashbacks de quando Connie e Douglas se conheceram. Acho que mostrar as duas fases da relação, o começo e o suposto fim, funciona bastante bem e a química deles é bastante boa. Além disso, os atores que interpretam as versões mais jovens dos personagens foram muito bem escolhidos e conferem realismo à narrativa.

A viagem servirá para Douglas convencer Connie a não se separarem, mas tem também o intuito de construir momentos em família, se bem que Albie parece estar tudo menos interessado em passar tempo com os pais, o que me parece normal num rapaz de 18 anos, que certamente preferia estar com os amigos antes de ir para a universidade.

Us não é uma série particularmente marcante nem genial, mas também não desilude, pois é capaz de entreter e de nos deixar genuinamente interessados em saber o que vai acontecer a este casal. Também estou curiosa por ver os sítios que vão visitar, pois estão prometidos muitos destinos diferentes. Os episódios são emitidos nos dias de semana, pelas 22h.

Diana Sampaio