The Defeated – 01×01 – First Trick
| 18 Ago, 2021

Publicidade

[Contém spoilers]

First Trick (em português, Primeiro Truque) é o episódio piloto da série de 2020, recentemente adotada pela Netflix, The Defeated (também conhecida como Shadowplay). 

Numa Alemanha derrotada e destruída pela guerra no ano de 1946, a população vive em busca de uma nova vida. Contudo, a criminalidade, consequência nata do desemprego e do número elevadíssimo de mortes, parece aumentar de dia para dia. Assim, o agente policial americano, Max McLaughlin (Taylor Kitsch), é enviado para Berlim, como apoio e estratego para a reconstrução de esquadras e setores policiais na capital. A seu lado terá a líder atual da força policial que se formou na cidade, Elsie Garten (Nina Hoss) que, ao que parece, juntou esforços recorrendo a qualquer pessoa que estivesse disponível para ajudar. O agente americano, além de por razões profissionais, opta também por ir para Berlim, de modo a continuar a sua procura pelo irmão mais velho, Moritz McLaughlin (Logan Marshall-Green). A única coisa que se sabe relativamente a Moritz é que este assassina antigos Nazis que, no fim da guerra, fugiram. 

No início do episódio é mencionado um suspeito de homicídio, ‘Englemacher’ Gladow (Sebastian Koch), um homem de meia idade que dá apoio a mulheres necessitadas, tanto através de comida, como de habitação ou até mesmo ajuda médica. O homem é acusado de ter matado uma rapariga jovem dias antes, e a polícia tem como objetivo encontrá-lo.

Paralelamente à história de McLaughlin, temos o enredo que gira em torno deste ‘Englemacher’, que tem início com uma outra jovem, Karin Mann (Mala Emde), a recorrer à sua ajuda, depois de ter sido violada por dois soldados americanos. Karin tem como objetivo abortar e, simultaneamente, encontrar os dois jovens que a violentaram. Não fica claro, ao longo do episódio, qual será a ligação, mais adiante, entre ambos os enredos. No entanto, é certo de que, brevemente, nos vai ser possível encaixar as peças do puzzle. Basta termos um tempinho para fazer um binge-watching.

Através de flashbacks dos jovens irmãos McLaughlin, de um genérico extremamente bem conseguido em termos de ambiente e expectativa, e uma introdução com imagens reais do pós-guerra na década de quarenta, The Defeated tem tudo para ser um êxito. Eu, pelo menos, tenho uma grande queda para livros, filmes e séries que falam sobre e retratam a Segunda Guerra Mundial. Se és como eu, já sabes. No meio do suspense, mistério e alguns factos históricos, é fácil de mergulhar nesta história. Primeiro Truque é apenas o primeiro episódio, mas, tal como o nome indica, foi um truque, um bom truque, que me deixou colada ao ecrã.

Inês Ribeiro

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos