Open Your Eyes – 01×01 – Episode 1
| 25 Ago, 2021

Publicidade

[Pode conter spoilers]

O piloto da série polaca Open Your Eyes chegou à Netflix este mês e retrata a perturbadora história de uma jovem que, após um trágico acidente que lhe matou a família e a deixou amnésica, é internada numa clínica de reabilitação de memória.

Todos os dias a jovem de dezassete anos, conhecida por Sem Nome (Maria Wawreniuk), acorda às sete da manhã ao som de uma gravação que repete factos sobre a sua vida em loop. Estes factos estão relacionados tanto com os seus pais, como com os seus gostos e o seu dia a dia antes do acidente. Nos primeiros dias, Sem Nome conhece e torna-se amiga de um grupo de jovens, através do qual conhece Adam (Ignacy Liss), um rebelde fugitivo que está de volta à clínica. Com ele, a rapariga apercebe-se de que sabe tocar piano, algo que lhe sai instintivamente no segundo em que os seus dedos se agarram às teclas. Consequentemente, a música desperta algo em si, e a jovem lembra-se do seu nome: Julia.

Neste lugar aparentemente cheio de vida e possibilidades, mas simultaneamente sombrio e desconhecido, todos os pacientes são acompanhados por médicos experientes, com quem têm sessões de terapia diárias que permitem uma recuperação da memória mais eficaz e célere. Contudo, a energia das sessões e dos médicos é inquietante, parecendo sempre existir algo mais para além daquilo que transmitem. 

Adicionalmente, são também comuns e regulares as alucinações/ilusões sentidas pela jovem, quando, na verdade, nada aparenta passar-se. Estas alucinações podem ser memórias passadas ou truques elaborados pela clínica com um objetivo incerto. Não há certezas, para já. 

Para fãs de suspense e thriller, esta série parece-me uma excelente aposta, interessante e convidativa. Com uma narrativa cativante e, certamente, de arrepiar, é mais do que óbvio que seguiremos para o próximo episódio no segundo a seguir.

Inês Ribeiro

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos