Mr. Corman – 01×01/01×02 – Good Luck/Don’t Panic
| 12 Ago, 2021

Publicidade

[Não contém spoilers]

Ao bom estilo de “faz tudo” que nos habituou Joseph Gordon-Levitt, brinda-nos com uma nova produção em que preenche os créditos a realizar, escrever e protagonizar. O piloto de Mr. Corman é uma ode à maior “pandemia” da geração millennial: a falta de propósito. Nestes dois primeiros episódios seguimos a jornada de (lenta) epifania do músico falhado e agora apático professor do ensino básico, Josh Corman (Joseph Gordon-Levitt), ao ser confrontado pelos fantasmas do seu passado e a falta de clarividência do seu futuro, enquanto procura encontrar o seu espaço no presente. Josh vive de forma errática, variando entre uma extrema solidão e uma procura incessante por se integrar, estado que o leva a encarar com escárnio e revolta a sociedade quando esta o tenta aceitar e a suspirar por ela quando esta o afasta.

O mistério à volta do passado de Josh é pouco desvendado nestes dois primeiros episódios, sobretudo o fim da relação com a sua namorada de longa data, Megan (Juno Temple). À medida que os eventos se sucedem, Josh torna-se mais ansioso e reflexivo, estado que é espelhado por bizarros elementos visuais e sonoros que retratam o estado mental do protagonista e que acabam por deixar a promessa de uma iminente explosão que acaba por ser constantemente, e estranhamente, adiada. O uso destas componentes mais surreais é uma das características que mais me interessou no piloto de Mr. Corman, sendo um importante alicerce em momentos mais silenciosos e retrospetivos de uma personagem extremamente complexa que, por muitas vezes, abusa da ironia e de frases feitas para tentar convencer o seu círculo, e em parte ele próprio, que está satisfeito com o atual status quo: “Eu tenho uma excelente vida, simplesmente nem sempre o parece”.

Com um excelente guião e interpretação, o piloto de Mr. Corman é recheado de momentos de crítica social e de um olhar mais humano sobre vários temas dos nossos dias, como a saúde mental, o sentimento de fracasso, alimentado pela esquizofrenia da constante comparação com os outros e o excesso de zelo na forma como nos expressamos com medo de ferir suscetibilidades e quebrar alguma barreira social “proibida”.

Os dois primeiros episódios de Mr. Corman estrearam a 6 de agosto e estão disponíveis na Apple TV+.

Diogo Gouveia

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos