Transplant – 01×01 – Pilot
| 01 Nov, 2020

Publicidade

[Não contém spoilers]

No passado dia 28 de outubro estreou na FOX Life a série médica Transplant, com este piloto, que conta com nomes como John Hannah (The Mummy, Spartacus), Ayisha Issa (12 Monkeys, X-Men: dark Phoenix) e Jim Watson (Slasher, The Strain). Transplant chega então ao nosso país, pela televisão, depois de ter sido um grande sucesso de audiências no Canadá, liderando a lista das séries originais mais assistidas durante a sua primeira temporada. Vamos então ver se consigo explicar o quão interessante foi este episódio desta nova série.

Ultimamente os personagens principais de séries médicas têm tido sempre um background interessante que nos faz querer saber mais sobre a história de cada um deles e não só sobre os seus casos médicos. Tal acontece, por exemplo, em The Good Doctor em que Shaun é um jovem cirurgião com autismo e síndrome de Savant, ou em New Amsterdam em que o novo administrador do hospital público mais antigo da América é diagnosticado com cancro. Aqui é-nos apresentado Bashir Hamed (Hamza Haq), um médico sírio que trabalha num restaurante em vez de estar a exercer a sua profissão. Hamed fugiu para o Canadá para melhorar as suas condições de vida e escapar da guerra civil na sua terra natal, mas será que vai conseguir? Vais ter de dar uma espreitadela para ver se tal acontece!

Neste primeiro episódio piloto de Transplant, tivemos um pouco de tudo a que estamos habituados numa série deste tipo, mas também tivemos mais… Acidentes, racismo, sangue, suor, desespero, Macgyver em estilo médico logo nos primeiros minutos, entre outros. Mas tudo isto teria sido em vão se as performances não fossem boas, mas felizmente, e por mim falo, todos os atores conseguiram transparecer para fora dos ecrãs o que estavam a sentir. Claro que por vezes notam-se algumas falhas mas nada que abale o quão interessante e bem trabalhado este piloto foi.

A cinematografia e a banda sonora também acompanharam bem os acontecimentos e ajudaram a criar e manter a tensão. Se tudo se mantiver a este nível ao longo dos próximos episódios pode estar aqui uma nova série médica de sucesso. Veremos se assim o fará e assim o será.

Além disto, também será interessante acompanhar Transplant por nos mostrar uma visão diferente de como um hospital é administrado, isto porque não se passa nos EUA mas sim no Canadá. Claro que o que aqui vemos não é feito à letra do que realmente se passa num hospital real, até porque, por exemplo, poucas ou até nenhumas enfermeiras vi neste primeiro episódio… Mas dá sempre para ter alguns insights. Dito isto, se gostarem de séries médicas, tiverem oportunidade e tempo percam-no a ver uns episódios desta nova aposta.

Filipe Tavares

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

apples never fall

Recomendamos