Followers – 01×01 – Hashtag
| 05 Mar, 2020

Publicidade

Começo por dizer que Followers não é de certeza uma série que vá agradar a todos. Se é que existe algo que agrade, não é verdade? Mas prefiro neste espaço que tenho para dar a minha opinião sobre a nova série japonesa da Netflix trazer à discussão um assunto que precisa e deve ser debatido.

Cada vez mais, no mundo do entretenimento, o valor ou talento é medido por likes e partilhas nas redes sociais. Deixou-se de querer saber do trabalho árduo e do talento nato para procurar aquilo que hoje se denomina como ser influencer. Esta série vem explorar isso. Temos basicamente duas artistas como personagens principais. Uma é fotógrafa e a outra é um jovem aspirante a atriz. Eventualmente as duas vão juntar forças e a fotógrafa acaba por ajudar a atriz a ser uma referência na internet e assim consegue lançar a sua carreira de atriz.

Este tema puxado pela série é muito interessante. Hoje todos nós sofremos um pouco de voyeurismo, passo a expressão, no sentido que queremos ver e saber o que os famosos fazem. Estamos todos ligados 24 horas por dia aos acontecimentos mundiais aconteçam eles em que parte seja. Por isso, quanto mais seguido e idolatrado fores mais importante és. É quase um “diz-me quantos likes tens e eu digo-te a quanto talento equivale”. Infelizmente, essa é a nossa sociedade nos dias de hoje.

Como já perceberam, este é um tema que não me deixa nada satisfeito e grande parte do meu interesse neste episódio foi ver como é que a série iria retratar esta questão. Não acho que a série esteja muito preocupada em mudar o que existe. Acho que eles procuraram um assunto que precisa de ser debatido e usaram-no como fonte criativa. Do meu ponto de vista, o episódio poderia ter feito um pouco mais até porque, pelo menos no fim deste primeiro episódio, a ideia que me dá é que até incentiva de certa forma os artistas a serem famosos nas redes sociais para terem oportunidades de trabalho. Não acho que essa seja a mensagem correta, mas também só vi o primeiro episódio e não posso tirar conclusões gerais. Como grande elogio e claramente o melhor da série é mesmo o aspeto visual. Temos imagens lindas e que dão cor e vida às cenas. Do ponto de vista artístico, a série surpreendeu!

Followers provocou esta vontade em mim de debater um pouco esta questão, mas não me deu nenhuma vontade de ver o resto dos episódios. Talvez seja uma falha minha porque confesso que ainda me é um pouco difícil ver coisas que não são em inglês, mas prometo que é algo que tenho trabalhado. Fica assim a minha opinião desta série que não me parece que venha a marcar muito com a sua presença.

Carlos Real

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos