The Ghost Bride – 01×01 – Chapter 1
| 25 Jan, 2020

Publicidade

[Pode conter spoilers]

Passada na Malásia de 1980, The Ghost Bride é a nova série da Netflix criada por Quek Shio-chuan e Ho Yu-hang sobre uma tradição originária do Taiwan e da Malásia. A premissa foi criada a partir do romance The Ghost Bride de Yangsze Choo, uma escritora da Malásia que mostra como se vivia nesta época e a cultura diferente que se vivia nestas aldeias.

The Ghost Bride conta a história de Pan Li Lan (Huang Pei-jia) que perdeu a sua mãe para uma doença e que vive com o seu pai que se tornou uma pessoa amargurada com a vida por ter perdido a mulher e por não estar a conseguir segurar o seu negócio.

Neste primeiro capítulo Mr. Pan (Jordan Voon) e Li Lan são convidados para uma festa na casa de uma família rica da aldeia, e que recentemente tinha perdido um filho, amigo de Li Lan, Lim Tian Ching (Kuang Tian). A mãe de Lim e o pai de Li Lan falam e é aqui que o desenrolar da história começa, quando a mãe do falecido pede a mão de Li Lan para casar com o seu filho que tinha acabado de morrer.

Desconhecia completamente este tipo de tradições, mas basicamente o que se pretende é que mesmo depois da morte “a pessoa” se case para que a sua alma não fique só no mundo dos mortos. Significaria isto que Li Lan tinha de casar com um morto, e ficar de luto o resto da vida. O mais surpreendente de toda esta história é o facto de ser real. Sim, isto acontece nos dias de hoje. São costumes de tal forma vincados que são a realidade de muita gente. Esse é o facto interessante, porque ao vermos séries diferentes, de países que não os E.U.A. ficamos a conhecer a sua cultura, sem sair de casa.

A série está bem conseguida na medida em que aproveita bem toda a tradição em redor. No entanto, peca pelo facto de se querer tornar muito dramática ao acrescentar um terror que não mete medo e que acaba por roçar o ridículo. A outra questão: a língua… A versão original, em mandarim, é irritante, parece quase um episódio de anime com pessoas. Mas vê-se muito bem dobrado para inglês. Sim, é batota, mas só assim ia conseguir estar a escrever-vos tudo isto.

No geral foi um bom episódio, mas transmite tudo o que vai acontecer nos próximos, predizendo como é que a serie vai terminar, isto porque Li Lan é secretamente apaixonada pelo amigo de infância Lim Tian Bai (Ludi Lin) que é primo do futuro marido morto, e suspeito por ter assassinado o primo. Fiz me entender? Se não, só mesmo vendo o primeiro capitulo de The Ghost Bride é que ficam a perceber…

Margarida Rodrigues Pinhal

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

apples never fall

Recomendamos