Skylines – 01×01 – Null Sechs Neun
| 27 Set, 2019

Publicidade

Skylines é uma série original Netflix alemã que retrata o mundo do crime, das drogas, dos negócios sujos e do rap em Frankfurt. Depois de ter visto Dark e Dogs of Berlin e de ter gostado bastante, escusado será dizer que as minhas expectativas para esta série estavam bastante altas, pois depois de duas séries germânicas tão boas, não estava à espera que esta ficasse tão aquém das minhas expectativas.

Com uma premissa parecida à de Dogs of Berlin, Skylines apresenta-nos um episódio piloto totalmente diferente da série passada na capital alemã, com um enredo muito mais simples e pouco apelativo e interpretações que não me impressionaram por aí além.

A única coisa que consigo destacar é o ambiente que nos é passado através da fotografia e da escolha de cenários. As cores escuras, a arquitetura austera, os arranha-céus, tudo isso caracteriza bastante bem tanto o submundo de Frankfurt como a imagem de capital económica da União Europeia, caracterizando o ambiente citadino de uma cidade que está sobretudo virada para os negócios.

Outro aspeto que me desiludiu foi a parte do rap. Com Dogs of Berlin consegui ficar viciada em algumas músicas e conseguia compreender a sua importância na narrativa, mas aqui, fazendo a música também ela parte da narrativa, servindo para ajudar a contar a história dos personagens, as letras são muito mais complexas e de difícil compreensão e com sotaques bastante acentuados nas personagens que não são provenientes da Alemanha, estando bastante viradas para a cultura do crime e do mundo do rap, assim como algumas conversas que eles têm entre si. Mas este também é um ponto a seu favor, os diálogos estão bastante bem feitos e caracterizam bastante bem os personagens, o problema é que são tão característicos desse tal mundo que quem não faz parte dele pode ter dificuldade em compreendê-lo. Penso que haverá algumas expressões que até um alemão terá dificuldade em entender.

Como já referi, a narrativa parece-me fácil de acompanhar, negócios ilícitos integrados em grandes editoras discográficas (e não só) e guerras entre grupos de etnias e nacionalidades diferentes. Não sei se daqui para a frente os temas irão ficar mais complexos, mas por enquanto parece-me mais uma história igual a tantas outras do género, mudando apenas o cenário onde a ação decorre.

Resumindo, Skylines desiludiu e muito. Já vi um número considerável de séries alemãs e tenho de confessar que, avaliando apenas este primeiro episódio e se a série se mantiver por este caminho, esta é capaz de ser a pior série que já vi até hoje proveniente da Alemanha. Não consigo arranjar quase nenhum ponto positivo para destacar neste primeiro episódio e, quando o encontro, há sempre outro contraponto que o vem deitar por terra. Com muita pena minha, não será uma série que vá recomendar a alguém.

Cláudia Bilé

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

apples never fall

Recomendamos