Carnival Row – 01×01 – Some Dark God Wakes
| 05 Set, 2019

Publicidade

Carnival Row é a nova aposta de fantasia épica da Amazon Prime, protagonizada pelas caras conhecidas de Cara Delevingne e Orlando Bloom. Nesta realidade fantástica o mundo é partilhado entre humanos e criaturas mágicas, como é o caso das fadas, que adquirem um papel central nesta série. Mas alguns humanos não aceitam esta mistura de seres e atacam Tirnanoc, cidade habitada por fadas. Com uma condição comparável a refugiados, as fadas que sobrevivem acabam por procurar auxílio na cidade de Burgue, habitada maioritariamente por humanos, onde têm uma vida difícil com problemas como a fome e a prostituição.

Bem, a primeira coisa que me saltou à vista quando comecei a ver o episódio foram os cenários! Wow! A cidade de Burgue é caracterizada como uma espécie de cidade vitoriana de Inglaterra, com os seus mercados de rua e roupa típica da época e consegue-se perceber a atenção ao detalhe que a equipa de decoração teve. Também a cor meio cinzenta das cenas e a deslocação da câmara contribuem bastante para o look de uma série histórica.

Com estes primeiros minutos fiquei com muitas expectativas para o resto do episódio, mas a parte da história em si acabou por me desiludir um pouco. O romance principal é entre a fada Vignette e o investigador humano Rycroft Philostrate, que Vignette pensa que morreu durante a guerra. Não sou a maior fã de romances e este primeiro episódio apresentou a história deles de forma super dramática e sinceramente não me convenceu. O mais interessante foi mesmo a forma como a sociedade é caracterizada: os humanos são completamente racistas e xenófobos contra as fadas, que como “refugiadas” foram invadir a sua cidade e retirar os seus empregos. Parece familiar? Há claramente uma comparação à nossa sociedade atual e aos recentes problemas com a emigração, crise dos refugiados e sentimentos gerais de nacionalismo e superioridade. Neste ponto acho que a série é muito importante e fico contente por estes temas serem falados.

Talvez para grandes fãs de fantasia esta seja uma série a espreitar, é de louvar o nível de produção e a interpretação de todo o elenco. Ficou a faltar uma história um pouco mais cativante, com menos guiões que já foram repetidos mil vezes no mundo das séries.

Ana Oliveira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos