Das Boot – 01×01 – New Ways
| 19 Ago, 2019

Publicidade

Das Boot, série alemã, é uma adaptação da obra homónima de 1973, de Lothar-Günther Buchheim, chegou-nos ao nosso país através da AMC, tendo já sido adaptada ao cinema, num filme nomeado para seis Óscares.

A trama passa-se em plena Segunda Guerra Mundial, 1942. A guerra tinha atingido o seu auge e a Alemanha começara a perder terreno. O enredo deixa-nos muito por onde pegar. Podemos encontrar a história do submarino U-612 e os seus tripulantes jovens e inexperientes e a resistência francesa, que começa a recuperar e a ganhar cada vez mais força, com espiões colocados em locais estratégicos.

A Alemanha, num ato desesperado de voltar à ribalta, arrisca tudo enviando jovens militares, de sangue quente e sobretudo sem experiência em submarinos, enquanto isso, em terra, a Gestapo começa a ganhar terreno.

Para mim nunca são demais as séries, e filmes, sobre a segunda grande guerra. Gosto muito de histórias que nos trazem uma época tão importante para o atraso e posterior desenvolver do mundo, como foi esta guerra. As posições que se tomaram, as figuras de destaque, boas ou más, a união dos aliados e aquilo que os países são hoje depois de terem sofrido perdas de vidas tão significativas. Creio que nunca devemos deixar a história no passado, deve ser recordada, para não voltar a ser repetida. Mas confesso que tenho um gosto particular por tudo o que tenha a ver com a segunda grande guerra, leva-nos a questionar o porquê de uma guerra que matou milhões, a bel-prazer de muito poucos.

Quem tenha o mesmo gosto por histórias de guerra, aconselho a que vejam Das Boot. Este primeiro episódio não ganhou muito pela ação, mas foi o mote para um resto de temporada de qualidade.

Sem desprimor pelos restantes atores, mas, como fã de Game of Thrones, foi um gosto voltar a ver Tom Wlaschiha, aqui num papel completamente diferente do de Jaqen H’ghar.

A 2.ª temporada está prevista estrear no dia 23 de novembro de 2019.

Ana Galego Santos

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos