Designated Survivor – 01×01 – Pilot
| 25 Set, 2016

Publicidade

Designated Survivor, uma das estreias mais esperadas desta Fall Season, apresenta-nos um elenco de luxo, incluindo Kiefer Sutherland (vencedor de um Emmy e um Globo de Ouro pela sua atuação em 24) como Tom Kirkman, o próprio ‘Designated Survivor’; Maggie Q (de Nikita e Stalker) como Hannah Weels, uma agente do FBI; Natascha McElhone (Californication) como Alex Kirkman, a Primeira-Dama; Kal Penn (House) como Seth Wright, o speechwriter do Presidente, e Adan Canto (de The Following e X-Men) como Aaron Shore, Chief of Staff. A série conta-nos a história de um Secretário de Estado que inesperadamente se torna no novo Presidente dos EUA.

Tom, um homem de família muito pacato e um simples Secretário da Habitação e Desenvolvimento Urbano é o ‘Designated Survivor’, isto é, o membro do governo que está num local seguro e secreto durante o State of the Union (discurso do Presidente dos EUA para o congresso e para os cidadãos acerca do estado do país) e que caso aconteça algo de grave ao Presidente e ao restante governo presente nessa reunião, assume o cargo de Presidente dos EUA.

Assim, a história começa exatamente durante o State of the Union, onde ocorre um atentado ao Capitólio, resultando na morte do Presidente e de todos os restantes na linha de sucessão, tornando Tom no novo Presidente dos EUA. Curiosamente, Tom nessa manhã tinha sido despedido do seu cargo, passando a assumir outro sem qualquer relevância no novo mandato do ainda Presidente.

Tom vê-se então num mundo completamente diferente do seu e para o qual ninguém acredita que esteja preparado, nem ele próprio. Conta apenas com o apoio da família e de Seth, que inicialmente não tem fé nas suas capacidades, mas que parece que com o evoluir da história se irá tornar num dos seus grandes apoiantes, juntamente com Emily, a sua assistente enquanto Secretário de Estado. Por outro lado, vemos o início de uma conspiração para derrubar Tom por parte de Aaron e de Harris, um general do Exército Americano.

No entretanto, e enquanto Tom tenta ajustar-se à sua nova posição, os Iranianos tentam atacar a América, aproveitando o facto do país se encontrar em colapso, obrigando Tom a tomar a sua primeira grande decisão. Vemos então, pela primeira vez, que Tom tem as capacidades necessárias para governar o país ao confrontar o General Harris e o Embaixador Iraniano, impedindo esse ataque.

No local da explosão acompanhamos as buscas por sobreviventes e a investigação dos acontecimentos por parte do FBI, em particular de Hannah, que acredita que os ataques ainda não terminaram.

No final, o episódio não desilude, está bem construído, com boas interpretações (em especial de Kiefer) e uma boa realização, deixando várias possibilidades em aberto que podem ser bem exploradas ao longo da série e, por isso, esta tem tudo para ser uma história de sucesso, desde que não se torne demasiado óbvia como muitas que já vimos.

Ficam algumas questões sem resposta que, certamente, irão ser respondidas durante o desenrolar da história, tais como:

  • Terá Tom capacidade para ser o novo líder do país mais poderoso do mundo quando todas as pessoas pensam o contrário?
  • Quem é Scott? Que relação tem com Hannah e qual a sua importância para a agente do FBI? Será que Scott morreu no atentado ou será, de alguma forma, responsável pelo que aconteceu? Hannah terá razão ao achar que os atentados ainda não acabaram?
  • E, por fim, o que vão fazer o General Harris e Aaron contra Tom? Respostas para as quais vou ficar ansiosamente à espera durante as próximas semanas.
Nota: A série terá reviews regulares todas as semanas, aqui, no teu refúgio dos seriólicos.

David Pereira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos