The Last Kingdom – 01×01 – Episode 1 (Pilot)
| 12 Out, 2015

Publicidade

Contém SPOILERS!

The Last Kingdom, a mais recente série histórica dos canais BBC Two (UK) e BBC America (US), narra a história de um príncipe saxão, Uhtred, que cresceu entre dinamarqueses (vulgarmente conhecidos por viquingues), após ter sido raptado aquando da chegada dos invasores. A série é uma adaptação da saga literária The Saxon Stories, de Bernard Cornwell.

Para quem não sabe, esta série baseia-se em factos reais, apenas lhe acrescentou determinados aspetos novelescos para preencher os muitos espaços em branco da expansão viquingue além dos territórios gélidos do norte da Europa. Quem acompanhou o piloto – quem ainda não viu ainda vai a tempo – percebeu que tem aqui uma série com bastante potencial. Isto só demonstra que aquela disciplina chata que tinham ou têm na escola, História, esconde enredos fantásticos que poderão dar excelentes romances, filmes ou séries de cariz histórico.

Uhtred nem sempre teve esse nome, já que nasceu Osbert. Osbert herdou o nome do irmão que morreu à mão de Kjartan, um importante guerreiro viquingue. Sendo o segundo na linha de sucessão, Osbert nunca conheceu o afeto do pai, também Uhtred, um dos três reis no extenso Reino da Nortúmbria.

Com o pai a cair numa emboscada viquingue, o jovem Uhtred passa de príncipe a escravo. Mas os seus dias de escravidão não foram tão negros como cedo se traçaram: a carnificina do fim da batalha deu lugar a uma pacata aldeia onde o jovem trabalhava para a família do seu senhor, Earl Ragnar. Depressa Uhtred, o pequeno guerreiro, ganhou o carinho da sua nova família ao salvar a jovem Thyra, filha de Ragnar, da lascívia de Sven, filho de Kjartan.

Este salvamento acabou por mudar o estatuto de Uhtred, que passou de um simples escravo a filho adotivo. Uhtred cresceu feliz e apenas uma coisa lhe preocupa a mente: nunca será verdadeiramente aceite como viquingue e a prova está no facto de Earl o convencer a casar com Brida, a sua companheira de cativeiro! A grande sorte de Uhtred acaba mesmo por estar na companhia de Brida… Kjartan chega com um grupo que acaba por eliminar todos com um incêndio, à exceção de Thyra, a obsessão de Sven.

É aqui que Uhtred decide voltar a reclamar o que é seu, como um dos três reis da Nortúmbria, e desafia o tio, que sempre o quis ver morto. Teremos então Uhtred e Brida a tentarem provar a verdade acerca de Kjartan e do seu tio.

O piloto acabou por ser bastante interessante, apesar das imprecisões históricas gritantes, algo muito típico das séries deste género. Iremos acompanhar Uhtred até ao reino de Sussex, o mais importante de Inglaterra, em busca de auxílio na luta contra os seus dois inimigos.

Para quem ainda tiver espaço na agenda, aproveitem The Last Kingdom. Os cenários, o enredo e a banda sonora fazem dela uma série bastante interessante.

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos